Publicidade

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Feira oferece orgânicos a preço acessível em SJP


Hortaliças, legumes e frutas orgânicas a preço acessível, além de uma variedade de produtos artesanais estarão disponíveis na Feira de Orgânicos e da Economia Solidária, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Ela será realizada todos os sábados no Parque São José, tendo início no próximo dia 16, das 9h às 17h.
São José dos Pinhais é um dos maiores produtores de orgânicos do Estado. De acordo com dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), cerca de 7 mil toneladas de orgânicos são produzidas anualmente no município.


A Feira de Orgânicos e da Economia Solidária é organizada pelas Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego. Os produtos orgânicos – cultivados sem agrotóxicos - que serão comercializados têm a certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), intermediada pela Secretaria Municipal de Agricultura.


Os produtores que desejam começar a trabalhar com orgânicos fazem a inscrição na Secretaria, e recebem informações e técnicas do passo-a-passo para converter a propriedade. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, esse processo pode levar de três a cinco anos. “A partir do momento que o produtor galgou os passos, o Tecpar faz uma fiscalização e a propriedade recebe o selo orgânico, que vale para todo o País”, afirma.


Os produtos orgânicos normalmente são vendidos por preços altos, em virtude de passarem por atravessadores e mercadistas. A Feira trará a oportunidade da população comprá-los sem esse valor agregado. “A ideia é que esses produtos tenham um preço acessível a todas as camadas sociais, para que todos possam ter os benefícios de uma alimentação saudável”, destaca Persegona. Outra preocupação da Secretaria é com o escoamento da safra. “Queremos dar visibilidade aos produtos e auxiliar os agricultores com a venda”, complementa.


Entre os produtos orgânicos que estão disponíveis na Feira estão: alface, tomate, rúcula, mandioca, abóbora, rabanete, banana, mel e repolho. Os visitantes poderão ainda adquirir diversos itens de artesanato produzidos pelos grupos do Economia Solidária, como panos de prato, fuxico, bonecas de pano, chinelo e artesanato com biscuit e crochê. Os grupos organizados pela Secretaria de Trabalho irão ainda comercializar geleias, sanduíches naturais, bombons, bolos, pães caseiros e outras iguarias culinárias.


Neste primeiro sábado a Feira será composta por três barracas: duas das cooperativas – Copasol e Borda Viva - que farão a comercialização dos produtos orgânicos dos agricultores familiares e uma do Economia Solidária. “Essa primeira Feira será um termômetro para as próximas. Faremos uma enquete com os visitantes para saber o que acharam, que produtos gostariam de encontrar e outras avaliações”, afirma Persegona. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário