São José dos Pinhais é um dos maiores produtores de orgânicos do Estado. De acordo com dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), cerca de 7 mil toneladas de orgânicos são produzidas anualmente no município.
A Feira de Orgânicos e da Economia Solidária é organizada pelas Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego. Os produtos orgânicos – cultivados sem agrotóxicos - que serão comercializados têm a certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), intermediada pela Secretaria Municipal de Agricultura.
Os produtores que desejam começar a trabalhar com orgânicos fazem a inscrição na Secretaria, e recebem informações e técnicas do passo-a-passo para converter a propriedade. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, esse processo pode levar de três a cinco anos. “A partir do momento que o produtor galgou os passos, o Tecpar faz uma fiscalização e a propriedade recebe o selo orgânico, que vale para todo o País”, afirma.
Os produtos orgânicos normalmente são vendidos por preços altos, em virtude de passarem por atravessadores e mercadistas. A Feira trará a oportunidade da população comprá-los sem esse valor agregado. “A ideia é que esses produtos tenham um preço acessível a todas as camadas sociais, para que todos possam ter os benefícios de uma alimentação saudável”, destaca Persegona. Outra preocupação da Secretaria é com o escoamento da safra. “Queremos dar visibilidade aos produtos e auxiliar os agricultores com a venda”, complementa.
Entre os produtos orgânicos que estão disponíveis na Feira estão: alface, tomate, rúcula, mandioca, abóbora, rabanete, banana, mel e repolho. Os visitantes poderão ainda adquirir diversos itens de artesanato produzidos pelos grupos do Economia Solidária, como panos de prato, fuxico, bonecas de pano, chinelo e artesanato com biscuit e crochê. Os grupos organizados pela Secretaria de Trabalho irão ainda comercializar geleias, sanduíches naturais, bombons, bolos, pães caseiros e outras iguarias culinárias.
Neste primeiro sábado a Feira será composta por três barracas: duas das cooperativas – Copasol e Borda Viva - que farão a comercialização dos produtos orgânicos dos agricultores familiares e uma do Economia Solidária. “Essa primeira Feira será um termômetro para as próximas. Faremos uma enquete com os visitantes para saber o que acharam, que produtos gostariam de encontrar e outras avaliações”, afirma Persegona.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:
Postar um comentário