Secretário do Trabalho e Emprego entrega certificado à formanda Karin
Os 239 novos profissionais que concluíram um dos oito cursos, dos mais de 20 que a Prefeitura de São José dos Pinhais oferece, receberam certificação na noite desta quarta-feira (27). A solenidade de entrega de diplomas aconteceu nas sede da Secretaria do Trabalho e Emprego, com a presença de representantes da Prefeitura, das instituições de ensino e dos formandos e seus familiares.
Essa foi a terceira celebração de entrega de diplomas neste ano. Nas etapas anteriores, cerca de 800 pessoas foram beneficiadas. Só em 2011, estão sendo ofertadas 7.400 vagas, nos setores da indústria, comércio, serviços, artesanato e alimentação.
Os formandos desta etapa foram dos cursos de Mecânica Básica Industrial, Informática, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Operação de Empilhadeira, Produção Artesanal com Material Reciclado e Solda, Administração de Conflitos e Inclusão Digital.
Para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a Prefeitura mantém parcerias com empresas de todos os ramos, que buscam pelos profissionais diretamente junto à Secretaria de Trabalho e Emprego, resultando numa grande mobilização no setor e batendo recordes de geração de emprego e renda no município a cada mês.
Formando em cursos profissionalizantes, em solenidade de entrega de certificados
A Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego intermediou 2.724 contratações no primeiro semestre deste ano, superando em 22% o próprio recorde do ano passado. O secretário da pasta, Adilson Stuzata, atribui o desempenho aos investimentos que vêm sendo feitos pela atual gestão. “A Prefeitura reestruturou a Secretaria, começando pelo espaço que hoje é acessível e funcional. Além disso, estabelecemos parcerias com as empresas empregadoras e SENAI, SENAC e outras entidades que dão treinamento de qualidade industrial”, destaca o secretário.
Karin Heloisa Scarsi Camargo, 16 anos, aguardava com a mãe o momento da entrega do diploma como profissional em Mecânica Básica Industrial. Ela está cursando o 3º ano do ensino médio e agora já distribui currículo para empresas da área, com grande expectativa de poder começar a trabalhar. “Agora já tenho uma formação de peso para incluir no meu currículo. Estou aguardando respostas para entrevistas e bem animada em ter uma qualificação”, diz.
Formando do curso de Solda, Paulo César da Rocha, 25 anos, estudou até o ensino médio e disse que estava ansioso por uma oportunidade de buscar trabalho, mas com condições de competir com outros candidatos pelas vagas que pagam salários mais atrativos. “Esse curso melhora não só o meu currículo, mas o meu conhecimento. E isso dá esperança de conseguir emprego com um salário melhor”, entende.
Além da Secretaria do Trabalho e Emprego, as secretarias de Educação, Assistência Social e Meio Ambiente também participam diretamente na elaboração e oferta dos cursos que ocorrem durante todo o ano.
Secretário de Assistência Social, entrega certificado ao formando Paulo César
Para o secretário de Assistência Social, Leone do Rocio Leal, o investimento na qualificação profissional significa dar oportunidade de auto-desenvolvimento pessoal e profissional. “A melhor assistência que o poder público pode dar às pessoas é a da oportunidade de competir com condição de igualdade. É isso que procuramos fazer, ao qualificar essas pessoas”, completa Leone.
Conforme a Secretaria de Trabalho e Emprego, ainda há vagas para os diversos cursos profissionalizantes e todos são totalmente gratuitos. Só no curso de informática, são mais de 4 mil vagas, o que possibilita início imediato dos interessados. “Para os demais cursos, às vezes é preciso aguardar até três meses para começar novas turmas, já o de Informática, em no máximo 15 dias, a pessoa é chamada para iniciar”, informa Stuzata, observando que o curso de Informática, por ser necessário a todas as demais áreas, é ofertado em maior número de vagas. A duração dos cursos é de 60 hora/aula.
Serviço
Para se inscrever, o interessado precisa: morar em São José dos Pinhais e comparecer à Agencia do Trabalhador com documentos pessoais (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e comprovante de endereço.
Mais informações: 3283-6800 ou diretamente na Agência do Trabalhador.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário