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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Trotes somam 10% das ligações para a Guarda Municipal de SJP

Central de Atendimento da Guarda Municipal de SJP

A Guarda Municipal de São José dos Pinhais disponibiliza uma Central de Atendimento para facilitar o contato com a população. Mas diariamente este canal é prejudicado por trotes, que causam prejuízo aos cofres públicos e podem atrapalhar o atendimento de quem necessita da presença imediata da Guarda.


 Só no mês de maio deste ano, a GM atendeu um total de 283 ligações caracterizadas como trote – ou cerca de 10% dos telefonemas recebidos pela corporação no período, o que corresponde à média dos últimos meses deste tipo de ato. Alguns simulam ocorrência, causando eslocamento desnecessário das equipes, e em outros casos pessoas ligam apenas para conversar, sem haver nenhuma demanda a comunicar.


 Segundo o Chefe da Guarda Municipal do município, Cel. Altair Mariot, esse tipo de ligação para o 153, no mínimo, ocupa desnecessariamente um canal emergencial de comunicação, rejudicando no atendimento de solicitações realmente importantes. “A própria pessoa que faz isso pode vir a precisar de um atendimento emergencial num outro momento e não conseguir ligação, ou não encontrar equipe disponível”, lamenta.


  Outra coisa intrigante, observada por Mariot é que as ligações para a Guarda são pagas. sabemos que as polícias em geral são alvos de trotes, mas quase todas as ligações são gratuitas pelo 0800. Já para a nossa Guarda, as pessoas pagam a ligação para brincar com algo tão sério. Acreditamos que seja necessário uma maior conscientização”, sugere.


 De acordo com o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Marcelo Jugend, os trotes são comuns a todas as forças de segurança. No entanto, alerta que é possível fazer a identificação da origem da chamada do trote, e no futuro é possível estabelecer uma penalidade para o responsável pela linha. Um exemplo já ocorre no Rio Grande do Sul, que neste mês de julho criou uma lei obrigando o dono da linha telefônica a ressarcir o Estado com os custos pelo deslocamento e não-utilização de serviços de emergência em caso de trote.


 Os atendimentos através do 153 devem ser utilizados pela população, exclusivamente, para solicitação de atendimento de ocorrências. Para reclamações, sugestões, avaliações e elogios, existe o telefone da Ouvidoria da Guarda Municipal, que atente diariamente, em horário comercial, pelo (41) 3381 6326.


  Serviço
 Telefones úteis da Guarda Municipal de São José dos Pinhais: Solicitação de atendimento de ocorrências – 153

 Reclamações e denúncias sobre o atendimento da guarda, sugestões e elogios – 3381- 6326.


Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

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