Pelo menos três aeroportos do país — Cumbica, em Guarulhos, Galeão, no Rio de Janeiro, e o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, receberão o esperado equipamento com sistema para permitir o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas e com baixa visibilidade, como em dias de nevoeiro. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aquisição dos equipamentos ILS (Instrument Landing System) Categoria III-A é um investimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Caberá à Infraero a adequação da infraestrutura dos aeroportos para a instalação dos equipamentos.
O ILS III-A é instrumento de auxílio à navegação aérea, que permite que aeronaves pousem em condições meteorológicas adversas e com visibilidade de até 300 metros. O ILS III do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, já está instalado e em fase de homologação com previsão de funcionamento em setembro. A instalação dos equipamentos dos aeroportos de Galeão e de Curitiba estão em planejamento e ainda não há previsão de quando entrarão em funcionamento.
Segundo a Infraero, para o correto funcionamento do equipamento, as aeronaves também devem ter tal sistema e é necessário que os pilotos estejam capacitados para operá-lo. O investimento está previsto inicialmente apenas para os três aeroportos, segundo a Infraero.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou 133 horas de fechamento para operações aéreas em decorrência de nevoeiros, de janeiro a julho deste ano. Nos sete primeiros meses, foram 38 dias de incidência de fechamento do aeroporto por conta das condições climáticas e 171 voos cancelados. Somente em junho, foram cancelados 114 voos. O recorde foi em 2002, quando ocorreram 629 cancelamentos de operações aéreas.
Fonte: Bem Paraná
0 comentários:
Postar um comentário