Publicidade

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Curtume é opção para aproveitamento do couro do peixe em SJP

Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego conheceram o Projeto Couro de Peixe em Pontal do Paraná.
Mais de 500 propriedades rurais de São José dos Pinhais possuem tanques para a criação de peixes. A Prefeitura faz estudos para implantação de um curtume – local onde se processa o couro cru para ser utilizado pela indústria e pelo atacado – visando o melhor aproveitamento do material, que costuma ser enterrado, prejudicando o meio ambiente. Para isso, as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho e Emprego visitaram o Projeto Couro de Peixe, no município de Pontal do Paraná.

O projeto Couro de Peixe foi implantado em Pontal do Paraná em 2008, e é coordenado pela zootecnista Kátia Kalko Schwarz. No curtume são recebidas cerca de 100 kg de peles de linguado, robalo, curvina e tilápia por mês. Elas são transformadas através do curtimento em objetos como pulseiras, roupas, acessórios, bolsas, colares, entre outros.

“Esse tipo de empreendimento garante um destino adequado para o couro, pois evita o aterro, e ainda torna-se uma fonte alternativa de renda para o produtor”, explica o secretário municipal de Agricultura de São José dos Pinhais, Pedro Persegona. O secretário contou que Kátia se comprometeu a vir a São José dos Pinhais para ministrar oficinas sobre o curtume.


Para Elizabeth Machado de Souza, moradora do balneário de Ipanema e integrante do projeto há 8 meses, o trabalho no curtume garante uma fonte complementar de renda para sua família. Segundo ela a atividade é viável, bastando apenas “colocar a mão na massa.”

Outra produtora da comunidade Guaraguaçu e líder do grupo “Arte Guaraguaçu”, Conceição Vieira Ramos Constante, de 61 anos, trabalha transformando o couro de peixe curtido em obras-primas. “Transformamos justamente o material que seria descartado. Assim, conseguimos juntar as duas coisas, gerando renda e preservando o meio ambiente”, afirma.
Representaram as secretarias na visita a Pontal do Paraná pela Agricultura o secretário Pedro Persegona Filho e Ana Maria Araújo Barbosa; pelo Trabalho Erivaldo Júnior, Luiz Carlos Vieira, Andressa da Silva e Cintia Beffa; e pelo Meio Ambiente Wagner Meiga.

Fonte Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário