.jpg)
O Prefeito Ivan Rodrigues esteve na manhã desta segunda-feira (08) no Palácio das Araucárias para discutir com o governador Beto Richa assuntos de interesse de São José dos Pinhais, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena, recursos para pavimentação no município através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e também à saúde pública em SJP. A reunião contou com as presenças do deputado federal Eduardo Sciarra e do Secretário Municipal de Comunicação, Luiz Carlos da Rocha.
No encontro, o prefeito de São José dos Pinhais apresentou sugestão do projeto de construção da nova pista do Aeroporto Afonso Pena. A estrutura possibilitaria o tráfego de aeronaves de grande porte sem limitações e prevê também a instalação do terminal logístico de cargas, visando trazer para cá a demanda de cargas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que hoje utilizam o aeroporto de Guarulhos-SP. Além disso, aliviará o movimento pesado na BR-116 entre Curitiba e São Paulo. No entender da Prefeitura, dada a importância grande estratégica do projeto para o Paraná e também para o país, seria essencial o comprometimento do Governo do Estado em apresentá-lo e defendê-lo junto ao Governo Federal.
Quanto aos recursos da Sedu, a intenção é pleitear recursos para o município na pavimentação asfáltica. Apesar da disponibilidade em decorrência de baixíssimo nível de endividamento do município, São José dos Pinhais não foi atendido em pleitos nessa modalidade.
.jpg)
Ivan Rodrigues também explicou ao governador que no início de seu mandato, em 2009, municipalizou o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais, que era a única instituição que atendia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão foi necessária já que a entidade estava em crise há mais de 10 anos, com sucessivas intervenções judiciais a pedido do Ministério Público.
O município vem mantendo o hospital com atendimento de pronto socorro, urgência e emergência, trauma e diversas especialidades com UTI. O local atende mais de 10 mil pessoas por mês. Mais de 32% destes atendimentos são para usuários vindos de outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Na opinião da Prefeitura, é imprescindível a instalação de um Hospital Geral com mais leitos para atendimento da região, com mais equipamentos e maior capacidade de atendimento que o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais. A nova unidade seria referência em atendimento de acidentes na região e litoral. Tal medida se justifica porque o município está próximo do aeroporto e também de diversos entroncamentos rodoviários. O custeio deste hospital mais moderno poderia ser compartilhado entre estado/município/consórcio metropolitano.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário