Publicidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeitura adquire alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais passará a adquirir gêneros alimentícios por intermédio de cooperativas sediadas no município. Os produtos da Agricultura Familiar serão destinados à merenda escolar.


Representantes das cooperativas COOPASOL, COOCASTEL E COOPER São José estiveram reunidos nesta terça-feira (29) com a secretária de Educação, Tânia Galvão e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, para ajustar os últimos detalhes para o fornecimento dos gêneros alimentícios.

“Além de garantir produtos frescos e saudáveis para os nossos alunos, a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar garante também a valorização das pequenas propriedades, incentivando o crescimento desses produtores”, destaca a secretária de Educação Tânia Galvão. 


Representantes de cooperativas de São José dos Pinhais se reúnem com secretários e Educação e Agricultura para ajustar o fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar


A compra será realizada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE) que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a Lei n° 11.947/2009, pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar.

O secretário de Agricultura Pedro Persegona enfatiza que o município de São José dos Pinhais é pioneiro na comercialização de produtos destinados à merenda escolar através das cooperativas. “As cooperativas da cidade já fornecem gêneros alimentícios para merenda escolar para vários municípios da Região Metropolitana, como Colombo e Piraquara, assim como produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos, conhecido como PAA”, explica ele, que destaca que as cooperativas são uma forma de estímulo aos pequenos produtores, uma vez que a definição dos preços é praticada dentro de uma tabela de política de preço mínimo.

O diretor geral da Secretaria de Educação, Willian Guilherme Galvão, destaca que será realizado novo chamamento público para agregar mais produtores e ampliar o número de produtos oferecidos.

O agricultor familiar é aquele que dispõe de mão-de-obra familiar, sua propriedade tem até 48 hectares e a maior parte da sua renda é proveniente da agricultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário