Publicidade

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cresce adesão à troca de lixo reciclável por verduras em SJP

Nos últimos cinco meses o programa Sacolão Verde já entregou mais de 15 mil sacolas de verduras, beneficiando centenas de famílias

Toda semana Paulo Perbiche, de 74 anos, leva o lixo reciclável cuidadosamente separado em casa e traz de volta, em troca, uma sacola cheia de verduras. Ele é um dos adeptos do programa Sacolão Verde, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em diversos bairros da cidade. “Esse programa é ótimo. Ajuda o meio ambiente e ainda oferece verduras fresquinhas”, enfatiza Perbiche, que reside no bairro Cidade Jardim.

Nos últimos cinco meses a adesão ao programa que troca 15 kg de lixo por uma sacola de verduras teve um crescimento significativo. Em abril, 927 famílias foram beneficiadas pelo programa. Em agosto, esse número ultrapassou a barreira de 1.800 famílias. Durante este período foram entregues mais de 15 mil sacolas de verduras, e centenas de toneladas de lixo reciclável foram recolhidos.

Os produtos que compõem cada sacolão são fornecidos pela cooperativa de agricultores familiar de São José dos Pinhais COOPASOL e a variedade depende da época do ano. Além de verduras, as sacolas estão recebendo banana. O programa estabelece um limite de até duas sacolas por pessoa.

A auxiliar administrativa Leila Regmont também tem o cuidado de separar o lixo. “O lixo vai ser jogado fora de qualquer jeito. Desta forma, ele é encaminhado para o lugar correto e a troca vale a pena, pois as verduras são de boa qualidade”, enfatiza. 

Cada 15kg de lixo reciclável dá direito a uma sacola de verduras, com limite máximo de duas sacolas por pessoa

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, explica que todo lixo recolhido pelo programa é encaminhado à Central de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos de São José dos Pinhais. “O programa é bastante interessante, pois beneficia o produtor, colabora com a preservação do meio ambiente e ajuda a deixar a mesa da população mais saudável”, destaca o secretário.

Atualmente 16 bairros estão sendo atendidos pelo programa Sacolão Verde. O coordenador do programa, Arildo Nogaroto, explica que cada localidade possui um cronograma específico de troca. “Alguns bairros recebem a troca semanalmente, outro uma vez por mês ou a cada quinze dias. Depende do movimento de cada um”, destaca.

O cronograma com os bairros, dia e local de troca pode ser obtido pelo telefone: 3381-5827.

Todo o lixo reciclável recolhido pelo programa é encaminhado à Central de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos de São José dos Pinhais

* CONFIRA AQUI os bairros contemplados pelo programa Sacolão Verde e fique sabendo os dias e locais de troca.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos 

0 comentários:

Postar um comentário