
O óleo usado deve ser armazenado em garrafas PET, de preferência transparentes, e descartado junto com o material reciclável.
Se descartado de maneira incorreta, cada litro de óleo vegetal pode contaminar 1 milhão de litros de água. Para reduzir o impacto desse problema ambiental a Prefeitura de São José dos Pinhais desenvolve o Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem do Óleo Vegetal. Além dos 13 pontos de coleta espalhados pelo município, agora a população pode descartar esse material junto com os resíduos separados para a coleta seletiva.
O óleo usado deve ser armazenado em garrafas PET, de preferência transparentes (para facilitar a identificação), e jogado fora juntamente com o material reciclável. Assim, a Prefeitura faz a coleta e o óleo é encaminhado à Central de Valorização e Triagem de Resíduos Recicláveis, que faz a comercialização e destina a verba à Associação dos Catadores de São José dos Pinhais.
O Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem do Óleo Vegetal teve início em outubro do ano passado. Para facilitar a vida da população, o óleo pode ser descartado pela coleta seletiva, além dos 13 pontos de coleta nas escolas municipais. “A intenção é que o produto não seja jogado em local impróprio. As pessoas agora não têm nem o incômodo de ter que sair de casa para levar o óleo usado”, explica o chefe da Divisão de Disposição de Resíduos Recicláveis, Wagner Meiga.
“Descartado incorretamente, o óleo de cozinha é extremamente prejudicial ao meio ambiente; contamina o solo, o lençol freático, ou seja, só existem malefícios”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Além disso, o costume das pessoas de jogar o óleo na pia encarece o tratamento do esgoto. O tratamento da água também fica cerca de 45% mais caro, e o contato da água poluída pelo óleo com o mar gera uma reação química com a liberação de gás metano, componente bastante agressivo ao meio ambiente.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário