Publicidade

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Encontro fortalece laços de união e cidadania para as mulheres da paz

Em julho, a mulher da paz Joana Darc sofreu um infarto do miocárdio que a levou à UTI e a obrigou a ficar vários dias internada. Hoje, “firme e forte”, como diz, Joana arregaça as mangas para disseminar a paz nas comunidades de risco de São José dos Pinhais. “O projeto me renovou”, disse ela, que juntamente com as outras 49 integrantes do projeto participaram nesta quinta-feira (15) no Seminário de Formação das Mulheres da Paz. 


Um dos objetivos do encontro foi justamente renovar o entusiasmo das mulheres da paz. O evento foi organizado pelas próprias mulheres, e reuniu também os agentes de mediação de conflitos do projeto Justiça Comunitária. Os dois projetos são desenvolvidos nos bairros Ipê/Guatupê e Borda do Campo pela Prefeitura de São José dos Pinhais e coordenados pelo 
Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.


A secretária de Educação Tânia Galvão fala sobre marketing pessoal para as Mulheres da Paz e mediadores de conflitos

A secretária municipal de Educação Tânia Galvão foi convidada pelas organizadoras para falar sobre marketing pessoal. Ela ressaltou a importância de se ter uma linguagem clara no momento de levar a mensagem de paz aos bairros. “Quando vamos falar sobre algo ou apresentar um projeto, por exemplo, é necessário termos convicção daquilo que estamos falando. Desta forma será possível estabelecer uma comunicação mais ágil e franca. Não precisamos ter uma linguagem rebuscada para nos fazer entender”, ensina.

Antes da palestra, a secretária ressaltou a alegria em poder acompanhar o início da criação dos projetos do Pronasci no município. “Nós todos não temos a verdadeira noção da amplitude que esses projetos terão para as gerações futuras”, disse ela, elogiando o trabalho de todos os envolvidos.

O secretário de Segurança Marcelo Jugend elogia o trabalho dos envolvidos nos projetos

Após citar um haicai da poetisa paranaense Helena Kolody, o secretário de Segurança Marcelo Jugend agradeceu o empenho de todas as Mulheres da Paz e dos agentes de mediação. “Nós viabilizamos os projetos. Mas quem está com a mão na massa nas comunidades, trabalhando para transformar a realidade delas, são vocês. Por isso, desejo que esse sol (se referindo ao haicai) brilhe em cada um de vocês, para que possamos juntos contribuir com um país melhor para todos”.

Atividades de recreação também fizeram parte do cronograma, que contou com a realização de uma “caça ao tesouro”. Ângela Mendonça, assessora pedagógica do projeto, explica sobre a premiação da atividade. “O modo que a gente vive impacta diretamente no meio ambiente. Por isso precisamos repensar nossas atitudes. Foi pensando nisso que decidimos colocar como prêmio várias sementes”, destaca ela, que antes da atividade explanou sobre meio ambiente.

Joana Darc, uma das integrantes do projeto Mulheres da Paz, arregaça as mangas para disseminar a paz nas comunidades de risco de São José dos Pinhais

De acordo com a gestora municipal do projeto Mulheres da Paz, Cleuza Maria de Lima, o evento mostra que elas já estão capacitadas para promover ações que resgatem a cidadania dos jovens. “Todas as mulheres já estão altamente preparadas para transmitir e promover a cultura de paz nas suas comunidades”.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário