Publicidade

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feira de Economia Solidária movimenta Aeroporto Afonso Pena

Feira da Economia Solidária movimenta 3º andar do Aeroporto de São José dos Pinhais 

O terceiro andar do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, está mais movimentado do que o usual. Vários grupos de artesãos de São José dos Pinhais, Curitiba e região metropolitana expõem e comercializam doces, brinquedos, bijuterias, objetos de decoração e os mais variados produtos artesanais na feira de Economia Solidária que vai até 19 de setembro. A feira é uma parceria da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Vera Sabidussi, artesã e moradora do bairro Aeroporto, aprovou o espaço de exposição. “Os turistas e até os funcionários do aeroporto gostam e visitam muito”, explica. A artesã comenta que todos têm elogiado bastante a qualidade e principalmente os preços das peças. Artesão e morador de Curitiba, Javier Guerrero comenta que a exposição torna todo o espaço mais ativo. “Os lojistas do aeroporto também gostam porque traz muita gente para cá”, afirma.

Rosane, artesã do bairro Afonso Pena e seus trabalhos

Moradora do bairro Afonso Pena, a artesã Rosane Henning comemora o grande movimento da feira, além do sucesso na venda dos produtos. “Nos meses em que temos feiras como essa, dá uma boa diferença no orçamento em casa, ajuda muito”, explica. Para a artesã, feiras com frequência maior ou até mesmo um espaço permanente seriam muito proveitosas.

Para a nutricionista aposentada Marídia Scarpari de Castro, feiras de artesanato têm um encanto especial. Isto porque Marídia fez parte de um grupo de artesãos nos anos 70, que em mais de 20 pessoas vendiam suas peças em frente à Praça Garibaldi, no centro histórico de Curitiba. “Embora os produtos tenham mudado, o conceito de artesanato e de cooperativismo evoluiu. Vemos que muitas famílias dependem desse trabalho, que é muito válido no atual momento da economia e altamente positivo para o desenvolvimento social”, completou a aposentada, enquanto visitava a feira.

O superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, ressalta que esta parceria é a primeira ação em que oficialmente o Aeroporto Afonso Pena tem parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais. Para Pallu, a feira é uma atividade cultural muito rica. “Valorizar a cultura e o artista vai ao encontro da proposta social do aeroporto”, afirma.

O superintendente diz que é importante ter artesãos que moram no entorno do Aeroporto de São José dos Pinhais expondo na feira. “Isso mostra que o aeroporto está inserido no contexto econômico local, e que está inserindo essas pessoas também”, completa Pallu.

Stuzata e Pallu: 1ª parceria entre o Aeroporto de São José dos Pinhais e Secretaria de Trabalho

Adilson Stuzata, secretário municipal de Trabalho e Emprego, comemora o sucesso absoluto da feira, tanto entre os turistas e visitantes quanto entre os grupos de artesãos que expõem e vendem os seus produtos. “O conceito de Economia Solidária é um instrumento muito importante de combate à pobreza e de resgate social e econômico”, explica Stuzata.

A feira funcionará durante todos os dias, das 8h às 20h. A grande novidade será a participação de membros da Economia Solidária de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. 

Serviço
Feira de Economia Solidária
Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena – 2º andar
Data: 19 de agosto a 19 de setembro – todos os dias das 8h às 20h

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sílvio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário