Publicidade

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prefeito Ivan Rodrigues inaugura Núcleo de Projetos no Território de Paz do Guatupê


Autoridades recebem quadros do Projeto Mulheres da Paz - Na foto, o secretário Reinaldo de almeida César e a Mulher da Paz, Cirlene de Oliveira , que entrega quadro ao prefeito Ivan Rodrigues

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, inaugurou na tarde desta quinta-feira (29) o Núcleo de Projetos Pronasci (NPP), com sede no Jardim Ipê, bairro Guatupê, que assim como o bairro Borda do Campo compõe o Território de Paz do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em São José dos Pinhais.

O secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, participou da inauguração e elogiou o desenvolvimento do projeto Territórios de Paz em São José dos Pinhais. “Cumprimento o prefeito e todos os envolvidos pela iniciativa de reunir de maneira exitosa a coordenação dos projetos Justiça Comunitária, Mulheres da Paz e Protejo num núcleo de projetos. Não conheço nenhum lugar no Brasil onde o Pronasci esteja sendo executado com tanto entusiasmo. São visíveis e notórios o empenho e a alegria de todos que aqui estão”, disse Almeida César.

Prefeito Ivan Rodrigues e Secretário de Estado

O secretário também trouxe o compromisso do governador Beto Richa quanto ao apoio decisivo do Estado ao município de São José dos Pinhais. “O governo do Estado quer somar esforços para que de mãos estendidas tenhamos ações crescentes com o apoio integrado do governo do Estado a este município”, reforçou.

O prefeito Ivan Rodrigues agradeceu o apoio do governador e especialmente aos integrantes dos projetos Pronasci, incluindo a comunidade, pela colaboração e realização dos projetos que já estão acontecendo. “O que estamos inaugurando aqui é algo novo. Tenho certeza de que, com os conceitos de segurança que estes projetos trazem, nós vamos sim reduzir a criminalidade. Minha prática é de comemorar aquilo que realmente acontece. Estes projetos já estão acontecendo e ainda levarão mais um tempo para serem aplicados integralmente. Mas já se mostram com grande potencial de plana realização”, considerou o prefeito.

Mulher da Paz, Lúcia Flores, fala em nome do grupo

Para o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, a inauguração do NPP é um marco simbólico de enorme importância. “Através do núcleo as ações ganham visibilidade e grande credibilidade. A comunidade vem respondendo com força e firmeza e sabemos que se forem dadas as oportunidades, as respostas serão positivas”, destacou o secretário, estendendo ainda os agradecimentos ao prefeito Ivan pela “liderança discreta, firme e democrática”, assim como à sua equipe pela qual disse ter a satisfação de ser assessorado.

O vereador professor Walder representou a Câmara de Vereadores e Colégio Estadual Ipê, do qual é diretor auxiliar, espaço que acredita ser o caminho para a transformação de uma cultura marcada hoje por muita violência em algo que faça a diferença na vida dos jovens.

Gertores dos Projetos: Protejo (Aderson Bissoli), Justiça Comunitária (Hugo Nascimento Rezende), Mulheres da Paz (Cleusa Maria Lima) e autoridades presentes na solenidade

A mediadora social Lúcia Flores, que atua como Mulher da Paz, discursou representando o grupo, ressaltando que a transformação já está acontecendo com as próprias mulheres a partir do aprendizado que vêm assimilando por meio dos cursos de formação que estão recebendo. Ela disse que a comunidade já demonstra grande confiança na figura das Mulheres da Paz e acredita ser uma grande oportunidade tanto para elas como para as pessoas que serão atendidas. “Esse projeto nos habilita para chegar aos jovens entre 15 e 24 anos, sobretudo àqueles que estão com a vida vulnerável e encaminhá-los para um futuro da mais esperança”, acredita.

Comunidade do Jardim Ipê - saída da aula - Escola Municipal Professor Florisvaldo Meres de Creddo.

Entenda o Territórios de Paz

Programa do Governo Federal executado em parceria e a partir de propostas de projetos encaminhadas pelos municípios. São José dos Pinhais teve 11 projetos aprovados desde o final de 2009. Confira os principais deles:

Mulheres da Paz

Dá formação e apoio técnico para um grupo de 50 mulheres que fazem um trabalho de identificação de jovens de 15 a 24 anos com risco de migração para o crime, e depois encaminhando-os para o a rede de proteção do município

Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo)

Em fase de implantação, vai acolher 240 jovens, pelo período de um ano, dando a eles cursos de formação socioeducativa e profissionalizante, preparando-os para o acesso ao mercado de trabalho, além de reencaminhá-los aos estudos.

Justiça Comunitária

Dá oportunidade aos moradores das comunidades de resolverem pequenos atritos, evitando que se desencadeiem em possível ação judicial, violência, crime. Uma equipe de profissionais capacitados pelo Pronasci dá suporte a um grupo de 30 mediadores de conflitos. Após identificados os atritos, as partes são convidadas a dialogarem e resolverem tais desacordos amigavelmente.

Microprojetos de Cultura

Propiciam aos jovens e suas famílias participarem de atividades culturais diversas, complementando o resgate da cidadania e convivência social.

O Núcleo de Projetos Pronasci fica na Rua José Zen Neto, 678 (Jardim Ipê) – Bairro Guatupê.

Fotos Sívio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário