.jpg)
Alunas preparam diversos doces no encerramento do curso
A Prefeitura de São José dos Pinhais encerrou nesta sexta-feira (16) dois cursos de aprimoramento que fazem parte do programa Economia Solidária. Os cursos reuniram ao todo 33 alunos. Foram 18 no São Marcos, para o Curso de Preparo de Bombons e outros 15 na Colônia Agaraú, para o Curso de Panificação.
São José dos Pinhais possui 24 grupos de Economia Solidária que são organizados com o auxílio da Prefeitura. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, a intenção é dar continuidade aos trabalhos. “Temos que manter os grupos e a primeira etapa são esses cursos. É uma experiência boa, onde as pessoas conhecem novos amigos, adquirem experiência e podem gerar uma renda que auxiliará toda a família”.

17 alunas e 1 aluno concluíram o Curso de Preparo de Bombons
O Cursos de Preparo de Bombons, em parceria com o Senac, teve duração de 5 dias. Nesta sexta-feira, os alunos fizeram vários doces para os convidados na Igreja Menonita, ao lado do CRAS Cyro Pelizzari II. O único homem na turma, que contava com outras 17 alunas, aprovou a atividade. “Foi uma experiência e tanto para mim, ainda mais no meio de todas essas mulheres. É uma oportunidade que a comunidade não pode perder”, disse Roque Prado.
Acadêmico de Direito, Roque já planeja até ações futuras. “Eu não sabia nada de culinária e por isso foi bem diferente. Ganhei experiência e achei o curso muito útil. Posso até fazer os bombons da minha formatura”, brincou o aluno. O vereador Onildo dos Santos participou do encerramento do curso.
.jpg)
Curso de Panificação foi realizado no Salão da Igreja da Colônia Agaraú
Realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) o Curso de Panificação, que teve duração de dois dias, foi realizado no Salão Paroquial da Igreja da Colônia Agaraú e formou 15 alunas que poderão em breve obter outra fonte de renda. “Elas estão habilitadas a trabalhar com isso. Colocaram mesmo a mão na massa e aprenderam como fazer pães, pizzas, sonhos e muitos outros tipos de alimento”, disse a professora do curso, Dioneia Paraná.
Jhennyfer Araújo Neves, uma das alunas, já pensa em utilizar os novos aprendizados. “O curso nos ensinou mesmo como fazer. Aprendemos coisas bem diferentes desde pães até sonhos. E já estamos conversando para fazer algo em que possamos aplicar os conhecimentos, comercializar os produtos e ter uma fonte de renda”, ressalta.
.jpg)
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário