Publicidade

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São José dos Pinhais terá Festival Literário em novembro

A antiga Feira do Livro de São José dos Pinhais vai crescer e se transformar no Festival Literário da Região Metropolitana de Curitiba (Flijo). A primeira edição do evento será realizado entre os dias 3 e 13 de novembro, trazendo diversas atividades relacionadas à cultura, educação e sustentabilidade. Os municípios de Curitiba e Região Metropolitana estarão sendo convidados a participar.


O Flijo será organizado pelas secretarias municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente de São José dos Pinhais. O secretário municipal de Cultura de São José dos Pinhais, Christian Bundt, afirma que o objetivo do festival é incentivar a leitura, formar novos leitores e popularizar o livro, além de contribuir para o aumento do número de leitores, que ainda é muito baixo no Brasil. 

“Quando oportunizamos uma exposição pública, fazemos com que o livro e a literatura se aproximem das pessoas, possibilitando que elas se apropriem do conhecimento. Este também é um desejo desta gestão, no sentido de primar pela qualidade de vida dos cidadãos, alinhando-se com a política pública nacional”, explica o secretário.

Nova sede da secretaria de Cultura, inaugurada nesta semana

Para o festival serão erguidas tendas nas Praças Getúlio Vargas e 8 de Janeiro, ambas no entorno da Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, que fica na Rua XV, no Centro de São José dos Pinhais.

Diversos autores de variados gêneros literários, dramaturgos, renomados especialistas em educação e artistas de todo o Brasil serão convidados a vir a São José dos Pinhais. Dentre eles, já estão confirmados a psicóloga e especialista em educação Maria Teresa Maldonado, o médico e também especialista em sexualidade juvenil Jairo Bouer, a paranaense e contadora de história Cléo Busatto, o cordelista pernambucano Júnior do Bode, o autor de literatura infantil Pedro Bandeira e o dramaturgo Alcione Araújo.

Conforme os organizadores, a idéia é realizar um festival não apenas com finalidade de vender livros, mas sim que atraia todas as artes para o livro, assim como ocorre na realidade, pois a maioria dos desdobramentos da arte tem origem nas histórias contidas nos livros. Para tanto, haverá diversos eventos paralelos como oficinas de crônicas, poesia e contação de histórias. A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), órgão de representação nacional, estará colaborando com a realização das oficinas. E tudo será planejado para que o envolvimento da comunidade seja alcançado.

Busca de Parceiros
A Prefeitura de São José dos Pinhais busca parceiros para a realização de todo o festival, bem como para patrocinar o cheque-livro, uma espécie de moeda de troca que será criada especificamente para a compra de livros no festival, e que será distribuída para todos os alunos da rede pública de ensino. Os preços serão acessíveis – haverá livros vendidos a partir de R$ 1. “Todos os alunos serão levados à feira e a idéia é de que eles não saiam de lá sem um livro”, disse o secretário Christian.

Serviço
Os estandes já podem ser reservados por livreiros de São José dos Pinhais e demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba interessados em participar da exposição através de patrocínios.

O telefone para informações é: (41) 3381-5902.

Foto: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário