A Prefeitura de São José dos Pinhais reativou nesta semana o Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue, já pensando na atuação para o verão de 2011/2012. De acordo com a diretora do Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Castro Neves, o início da primavera é importante para este tipo de ação, pois é a época em que surgem as primeiras larvas do mosquito da dengue e deve ser intensificado o trabalho de prevenção.
Elaine explica que com a reativação do Comitê, que estava parado desde 2008, são traçadas metas e criadas comissões de trabalho, que devem apresentar estudos e propostas dentro de alguns dias. “Nós convidamos para o comitê pessoas de vários setores para mobilizar a sociedade organizada, para que todos participem”, afirma a diretora. Para Elaine, a troca de informações entre os setores é importante para medir o preparo dos profissionais de saúde para lidar com a dengue.
Secretaria Municipal de Saúde reativa comitê para controle e prevenção da dengue
Conforme detalha Fernanda da Fonseca, bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de São José dos Pinhais, as equipes da Secretaria de Saúde monitoram pontos estratégicos, que são possíveis criadouros, como borracharias, floriculturas, cemitérios, entre outros. “São realizadas visitas a cada duas semanas, para coleta de material, remoção de focos e orientação”, explica a bióloga.
Em 2011, foram apenas 4 casos de dengue em São José, e todos eles de pessoas que viajaram para áreas endêmicas. “Nós acompanhamos os casos suspeitos como pontos estratégicos, com orientação e remoção de focos”, completa Fernanda. De acordo com a bióloga, atualmente a dengue é considerada um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo.
Solange Simão, presidente do Lions Clube São José dos Pinhais – Centro, explica que devido à natureza de clube de serviço, o Lions sempre procura participar de várias ações junto ao poder público. “Todos os nossos membros devem participar envolvidos nessa ação. Queremos que essa parceria tenha a participação de todos”, afirma Solange. A enfermeira da Vigilância Sanitária Sueli Zilli explica a importância do trabalho junto à população. “Precisamos focar o nosso trabalho na vigilância e prevenção”, argumenta.
Para o biólogo da Regional Guatupê Ipê, Luis Henrique Becker, a atuação do comitê é de grande importância no controle de casos no município. “Nosso trabalho é importante no que se refere a impedir que o mosquito da dengue se espalhe”, completa.
O Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue foi instituído em São José dos Pinhais pela lei nº 1131/2007, em consonância com as diretrizes do SUS e do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD).
Foto: Giulianna Santos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário