Após reportagens sobre a falta de marginais nas rodovias de São José dos Pinhais, incluindo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Prefeitura de São José dos Pinhais e a concessionária de pedágio Auto Pista Litoral Sul, o PautaSJP.com publica matéria sobre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governo do Estado. A ANTT informa que não há previsão de implantação de marginais.
A “colcha de retalhos” que forma as marginais da cidade, no trecho compreendido entre o contorno da Avenida Rui Barbosa até o Contorno Leste (BR 277), não deve ter nenhuma solução em médio prazo. Segundo a legislação federal, compete às empresas instaladas na beira das rodovias o investimento na implantação das marginais, porém, empresários do município questionam a falta de um projeto único que englobe toda a extensão deste trajeto de 14 km, o que ficaria mais barato para as empresas e daria mais conforto para as comunidades.
De acordo com a ANTT, ela é o órgão responsável pela fiscalização das concessionárias de pedágio, como no caso da OHL - Autopista Litoral Sul, que atua nas BRs 376 e 116. A execução de marginais, conforme também informado pela Autopista Litoral Sul, não faz parte dos contratos firmados atualmente.
A ANTT comunica que somente um trecho está em análise pela agência a ser executado via a concessionária, sendo na BR 376 nos dois sentidos do km 617 ao km 618, para melhorar o acesso ao Contorno Leste (BR 277).
Quanto às obras da Auto Pista Litoral Sul, que regularmente inviabilizam a passagem do tráfego por São José dos Pinhais ao trancarem o trânsito, a ANTT considera que são investimentos prioritários para a segurança dos motoristas.
Comec
No caso da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do Governo do Paraná, a Comec investe em marginais por meio de ações específicas como o Programa de Integração dos Transportes (PIT) ou o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a copa 2014.
O diretor técnico da Comec, Sandro Setim, diz que a coordenação tem conversado com outros setores governamentais sobre o assunto. “A Comec está implantando o Sistema Viário Metropolitano que possui representantes de todos os municípios e órgãos federais como DNIT, para a implantação da chamada interface rodoviária urbana, com marginais, trincheiras e acessos”, fala Sandro Setim, também ex-secretário municipal de Urbanismo de São José dos Pinhais.
A elaboração de um projeto único para as marginais de São José dos Pinhais pode ser feito via a Comec. “Seria necessário primeiramente elaborar os estudos e projetos relativos aos acessos e intercessões de todas as rodovias que tem relação com as cidades na região metropolitana, para sabermos quais as obras necessárias e que entidades seriam responsáveis pela sua implantação, e a partir daí incluir os custos destas obras em orçamentos da união, estado e municípios conforme acordos que fossem estabelecidos entre as partes”, aponta o diretor.
A Copa do Mundo, em princípio, vai gerar benefícios apenas nas marginais existentes. “O Programa Pro Transportes (PAC da Mobilidade-Copa2014) prevê melhorias no piso e na sinalização das marginais”, conclui Sandro Setim.
Just in time
Os recentes investimentos anunciados pela Renault, para a ampliação de produção da fábrica em São José dos Pinhais, de mais de R$ 450 milhões, podem ser prejudicados pela falta de marginais.
O sistema utilizado por todas as montadoras é o chamado just in time, onde as peças das terceirizadas chegam regularmente em períodos específicos para a montagem dos carros. O proprietário da empresa de transporte Estrela do Oriente, Paulo Silva, atende a Renault neste tipo de sistema. “Temos uma programação para entregar as cargas nos horários determinados e não atrasar a produção, e acontece dos caminhões ficarem parados nas rodovias de São José dos Pinhais”, reclama Paulo Silva.
Fonte: PautaSJP
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