
Reunião na Secretaria Municipal de Agricultura discutiu formas de causar menos desgaste e prejuízos aos moradores da região.
O projeto de construção da represa da Sanepar na bacia hidrográfica do Miringuava está avançando, e a Prefeitura de São José dos Pinhais está empenhada em garantir aos moradores da região o menor desgaste possível e a compensação em relação aos prejuízos da obra. Nesta sexta-feira (07) técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o representante da empresa responsável pelo estudo reuniram-se na Secretaria de Agricultura de São José dos Pinhais para discutir ações em benefício à população.
A bacia tem área total de aproximadamente 30 mil hectares e abriga cerca de 800 produtores que, na sua maioria, exploram a atividade agropecuária no sistema de economia familiar. A área concentra a maior parte dos produtores de hortaliças e de leite de São José dos Pinhais.
Segundo a socióloga e técnica do IAP, Noeme Moreira de Oliveira, a Sanepar entregou os estudos ambientais complementares, que indicam as unidades que serão afetadas e o instituto está analisando a documentação e as condicionantes para que estes estudos sejam complementados. “O IAP está fazendo o monitoramento, porque são questões muito delicadas, referentes a famílias que estão na área há mais de 100 anos. Além disso, é água que poderia ser utilizada para consumo humano”, destaca.

A bacia hidrográfica do Miringuava tem área total de aproximadamente 30 mil hectares.
O secretário municipal de Agricultura, Pedro Persegona, ressaltou que o município se preocupa com a população e não vai poupar esforços para dar respostas aos moradores que há mais de 30 anos sofrem com as expectativas da construção. “Queremos que a população seja respeitada e vamos lutar para que seus direitos sejam assegurados”, destaca.
Em julho deste ano a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, solicitou à Sanepar uma série de medidas compensatórias como investimentos em infraestrutura de produção e apoio à pesquisa agropecuária nas quatro cooperativas de pequenos agricultores existentes no município.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário