Publicidade

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prefeitura impede despejo de 37 famílias no Jardim Marambaia

No início deste mês de outubro, 37 famílias que residem no Jardim Marambaia, no bairro do Guatupê, em São José dos Pinhais, foram informados que precisariam deixar suas casas. A ordem veio devido a uma liminar que determinava a reintegração de posse, deferida em favor dos proprietários das terras onde estão instaladas essas famílias. Porém, a Prefeitura de São José dos Pinhais conseguiu suspender temporariamente o cumprimento desta liminar, evitando assim o despejo.

A manutenção destas famílias em suas casas atende a um pedido feito à Procuradora Geral do Município pelo prefeito Ivan Rodrigues, que considera a ação de despejo muito traumática e dura para os moradores da região.

Neste período, a Prefeitura estudará a melhor forma de atender as famílias do Jardim Marambaia. O município reconhece os direitos do proprietário, mas com o auxílio da Secretaria Municipal de Habitação, ajudará a resguardar o direito à moradia destas famílias, evitando que uma grande quantidade de pessoas fique na rua. Além de impedir o despejo, o prefeito Ivan Rodrigues estuda ainda a possibilidade de desapropriação de parte da área para assentar os moradores que se enquadram nos critérios de projetos sociais de habitação do município, como o Minha Casa Minha Vida, executado em parceria com o governo federal.

Terreno no Jd. Marambaia abriga 37 famílias

A ação da Prefeitura foi vista com bons olhos pelos moradores. “Disseram que o prefeito lutou para que a gente ficasse aqui, e que será assinado um documento garantindo a nossa permanência por enquanto”, disse Ezequiel Antunes, que mora na região há três anos. “Ficamos com um pouco de medo, parei até com a reforma que estava fazendo em casa”, completou.

O morador Flaviano Santi Bonato reforçou a importância da Prefeitura de São José dos Pinhais no caso da região. “Recebemos um documento que no dia 18 deste mês teríamos que sair. Mas como a Prefeitura interferiu no processo, ficamos aqui, o que é muito bom para todos. Compramos sem saber dos riscos que teríamos”.

Com três filhos e grávida do quarto, Viviane Lima dos Santos teme ser obrigada a deixar a casa onde mora há anos. “Todos aqui são pessoas trabalhadoras, mas que estão com medo de ficar na rua. Se eu tiver que sair não tenho para onde ir. Queremos apenas morar em paz e estamos contentes com esta ajuda do prefeito”, concluiu.

As áreas onde as 37 famílias estão instaladas abrangem as ruas Ministro Aramis Athayde, Ezídio Fiúza e Frei Basílio Roewer Ofm, no Guatupê.

Ezequiel Antunes é um dos moradores beneficiados com a ação da Prefeitura

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário