Publicidade

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Programa estimula plantio sustentável de madeira usada para queima

Prefeitura reuniu donos de olaria para explicar o funcionamento do Programa.

São José dos Pinhais é o maior polo de produção da cerâmica da Região Metropolitana em Curitiba. Preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente e ao mesmo tempo com o desenvolvimento da atividade no município, a prefeitura municipal lançou o Programa de Produção e Abastecimento Florestal.

Na noite dessa terça-feira (25) a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento reuniu os donos de olarias para explicar o funcionamento do programa, realizar um diagnóstico da situação do município e sanar as dúvidas dos empresários. Hoje existem em São José dos Pinhais 150 indústrias cerâmicas. Em 2010, o setor oleiro da cidade apresentou crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior, e gerou mais de 1.300 empregos diretos e 5.220 indiretos.

Através do Programa de Produção e Abastecimento Florestal, a Prefeitura tem como objetivo garantir a continuidade da produção energética e evitar o desmatamento no município. A ideia é que os empresários comprometam-se a plantar aquilo que irão utilizar. “O sinal amarelo para a produção das indústrias de olaria e cerâmica já acendeu; queremos evitar que elas sejam pegas pelo sinal vermelho”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona. 

O engenheiro florestal da Secretaria, Marcelo Lubas, destaca que essa fase inicial do Programa está voltada para o planejamento. “Faremos a identificação do gargalo e propostas de alternativas buscando a sustentabilidade”, conta. Segundo ele, o plantio de árvores pode servir ainda de fonte de renda extra para o produtor. “Existem muitos empreendimentos que precisam desse material, como pizzarias, padarias e outros; então existe a possibilidade de vender a matéria-prima”, explica Lubas. 

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas do Paraná (Sindicer/PR) aprovou a ideia do programa da Prefeitura. “Enxergamos com bons olhos todas as ações que vêm em prol do manejo correto”, afirma. “Temos dificuldades com algumas prefeituras do Estado, mas sempre contamos com o apoio da administração pública de São José dos Pinhais, que sempre tem a somar”, complementa. 

O tenente Ivan Fonseca, porta-voz da Força Verde, conta que o órgão recebe diariamente diversas denúncias de desmatamento em todo o Paraná. “Em poucos municípios vemos atitudes que buscam formas de sustentabilidade”, relata. 

No dia 25 de novembro será realizado um seminário para dar a continuidade à discussão das propostas e orientações do Programa. No evento dessa terça-feira estiveram presentes ainda membros das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo; e Meio Ambiente; do Sebrae; e da Mineropar.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sergio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário