
Representantes de Cooperativasa funadam a Copasol/PR
Representantes de Cooperativas de São José dos Pinhais participaram nesta sexta-feira (21) da eleição da 1ª diretoria da Central das Cooperativas de Processamento Alimentar (Copasol), entidade que agregará todas as cooperativas de agricultura familiar do Estado.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura de São José dos Pinhais, Pedro Persegona, o objetivo principal da Copasol é agregar valor à produção e credenciar as cooperativas a participar do Plano de Aquisição de Alimentos (PPA, antigo Fome Zero) e de licitações para o fornecimento de alimentos para merenda escolar, alimentação para o sistema penitenciário, hospitais, para programas e projetos dos governos municipais, estadual e federal, além do fornecimento para a rede hoteleira e restaurantes, sem penalizar os produtores com relação aos preços.
Durante a assembleia os representantes das 10 cooperativas que hoje estão com a formalização em dia revisaram e aprovaram o estatuto da nova instituição e elegeram a diretoria. O presidente eleito foi João Carlos Hilman, diretor administrativo da Cooperativa de Agricultura Familiar do Vale da Ribeira, e também vice-prefeito de Cerro Azul. A vice-presidência ficou com Amélio Valaski, atual presidente da Cooperativa de Processamento Alimentar (Copasol – São José dos Pinhais, de São José dos Pinhais).
Para Valdemiro Kreusch, idealizador e fundador de diversas cooperativas de agricultura familiar no Paraná e em outros Estados, a criação da Copasol motiva o pequeno agricultor a permanecer no campo. “Além disso temos possibilidades infinitas de alcançar demandas que hoje não são atendidas pelos pequenos produtores. Mas fundamentalmente nosso objetivo é dar incentivos para que os agricultores não venham passar necessidade nas grandes cidades”, destaca Kreusch, que é assessor do deputado federal Assis do Couto (PT).
Kreusch acredita também que a entidade vai dar condição para a criação de muitas cooperativas desse segmento. “Teremos logo mais de cem. A criação efetiva da Copasol possibilita oferecer consultoria técnica especializada a todas elas”.
Outro objetivo da Copasol, que já possui um extenso planejamento de operacionalização e instalações físicas, é a construção de uma sede para o processamento industrial de alimentos. Há planos de que ela seja instalada em São José dos Pinhais. “Estamos viabilizando essa parceria com São José. O município é estrategicamente importante, pois converge o acesso de todos os demais”, adianta Kreusch.
Segundo o especialista em fundar cooperativas, a idéia é criar uma cozinha industrial autossustentável, com biodigestor anaeróbico, que transforme os próprios resíduos alimentares em gás metano a ser utilizado na própria cozinha. Os demais resíduos serão transformados em adubo orgânico. “Temos um projeto totalmente ecológico e muito interessante”, afirmou.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Nenhum comentário:
Postar um comentário