A Prefeitura de São José dos Pinhais finalizou neste sábado (08) a última etapa do Censo Canino e Felino realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A contagem da população de cães e gatos do município começou em 2010 e foi dividida entre as seis regionais da cidade.
Nesta última etapa, as equipes percorrem as moradias do Centro da cidade, aplicando questionários por amostragem. A partir do questionário aplicado, os moradores de cada região podem se cadastrar para castrar gratuitamente seus animais domésticos com a prefeitura. A etapa de castração já foi iniciada para alguns animais já cadastrados nas etapas anteriores.
Segundo a médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dariane Catapan, com a tabulação de todos os dados coletados no censo, serão traçadas estratégias de castração e de conscientização sobre guarda responsável. “Com os dados de quantos animais temos em cada região e quantos sem proprietário, podemos focar na parte educacional de cada bairro”, afirma. Dariane declara que a conscientização das pessoas é diferente em cada região, e este tipo de ação permite a criação de estratégias específicas.

Alunos de medicina veterinária aplicam questionários na população
Uma unidade móvel da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o “castromóvel”, está instalada na Praça do Verbo Divino durante todo o sábado. Médicos veterinários da universidade orientam os proprietários de animais sobre guarda responsável e sobre o procedimento de castração dos animais, com uma visita ao mini centro cirúrgico instalado na unidade. Ao visitar o “castromóvel” também é possível se cadastrar para ter seu animal castrado pela Prefeitura de São José dos Pinhais.
Tereza Passivo, costureira e moradora do Centro, afirma que não conhecia o programa da Prefeitura e gostou da iniciativa. Para Tereza, que possui quatro cachorros, o cuidado com os animais é constante: eles são regularmente visitados por um médico veterinário. “Eu já tinha interesse em castrar os meus cachorros, e agora que sei que a Prefeitura faz de graça, irei levá-los com certeza”, afirma.
Para o estudante do 6º período de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Tiago de Melo, ações de orientação são importantes porque a população carece de informações. “A conscientização é primordial. Muitas pessoas não imaginam que seus animais podem, por exemplo, trazer doenças da rua”, completa. Tiago já participou de outras etapas do censo em São José dos Pinhais e se prepara para assistir aos procedimentos de castração.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sérgio Sabino
0 comentários:
Postar um comentário