Publicidade

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alunos exibem aprendizado de arte e cidadania no Festival de Dança de SJP

Apresentação de Balé

A Escola de Linguagens Culturais (ELIC) de São José dos Pinhais realizou neste domingo (27) sete espetáculos do Festival de Dança, que termina nesta segunda-feira (28) com mais cinco exibições, a partir da 17h. O evento possibilita aos alunos realizar uma mostra do aprendizado que tiveram ao longo do ano, para os seus familiares e amigos.

O festival está sendo realizado no teatro da Pontifícia Universidade Católica (campus SJP) e mesmo a organização do evento tendo limitado os ingressos a quatro por aluno, o espaço fica lotado. Pais e familiares acompanham com orgulho cada passo da apresentação dos seus meninos e meninas, registrando tudo por meio de fotografias e filmagens.

As mães Aliane e Andréia Fernandes são irmãs e aguardavam com ansiedade as apresentações de duas filhas, as primas de 12 anos, que neste ano iniciaram o curso de dança. Segundo as mães, ambas estão muito animadas e aprendendo muito, tanto sobre cultura como sobre cidadania. “Elas têm muitos benefícios. Além da dança que as mantêm ocupadas no contraturno escolar, também aprendem sobre outras culturas e a cuidar da saúde”, disse Aliane.

Mães espectadoras pelas apresentações de suas filhas

Já a adolescente Júlia Fernandes, 13, com uma câmera nas mãos, se concentrava para o momento em que sua irmãzinha Natália Fernandes, 9, entrasse no palco para o espetáculo. Ela também é aluna da ELIC no curso de Jazz e considera o aprendizado que vem tendo uma oportunidade única de ter acesso ao conhecimento cultural.

Julia, aguarda para filmar a apresentação da Irmã, Natália

A diretora da ELIC, Roselis Simbalista comenta que a escola procura atender a todos os públicos de todas as classes sociais. Ela explica que, diferente de muitos serviços públicos que são ofertados para pessoas com renda mínima, a arte exige dom e habilidade, por isso, embora todos tenham a oportunidade de ingressar, nem todos demonstram aquela desenvoltura que, muitas vezes os pais, gostariam que aprendessem. Isso torna necessária a criação de um banco de opções para substituir alunos já no início dos trabalhos, dando oportunidade para aqueles que realmente se identifiquem com a modalidade que escolherem. “A partir de 15 de fevereiro próximo, iniciamos as novas matrículas e com um maior número de vagas para 2012”, acrescenta Roselis.

Roselis Simbalista - Diretora da ELIC

Mais de 1.200 alunos por ano são atendidos na sede da ELIC, vista pela comunidade como marco para a secretaria municipal de Cultura no atendimento ao público. São trabalhadas as linguagens da música, da dança, do teatro e do coral, e oferecidas aulas nos três períodos do dia. Os alunos da escola apresentam em vários eventos os seus trabalhos – em especial, peças criadas pelo teatro e as apresentações de dança. Desde 2010 a escola de teatro mantém importante parceria com o Espetáculo de Teatro de Curitiba.

Serviço:

Festival de Dança da Escola de Linguagens Culturais de São José dos Pinhais
Data: 27 e 28 de novembro, domingo, o dia todo e segunda-feira, a partir da 17h.
Local: PUC – SJP, Rodovia Br 376/101, km 14 Bairro Ouro Fino.

Fotos: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário