Publicidade

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Esporte é ferramenta de inserção social em São José dos Pinhais

Atletas competem na categoria mil metros

Cerca de 300 atletas participaram na tarde deste sábado (27) do Festival Intercras e Aberto de Atletismo, que envolve 11 Centros de Referência de São José dos Pinhais. Os atletas fazem parte de diversos projetos esportivos, como o Projovem, que atua com adolescentes de 14 a 17 anos, Pré-jovem, com adolescentes entre 11 a 14 anos, e Construindo Cidadão, com crianças de até 11 anos.

O evento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cyro Pelizari II, no Jardim Fabíola.

Os atletas que participam do Intercras são selecionados e treinados de acordo com a faixa etária e têm vaga garantida - prioritariamente aqueles que fazem parte de programas socioformativos como o Bolsa Família. Eles praticam as modalidades de salto em distância, arremesso de peso, corrida de mil metros, revezamento e estafeta - este último composto de uma série de brincadeiras lúdicas.

O Intercras é realizado através de parceria entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer e Assistência Social. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria sobem no pódio para receber troféus e medalhas.


Carlos Roberto Missaia (Betinho), coordenador da divisão de Atletismo da secretaria municipal de Esporte e Lazer, com Gabriele Cavalcante, 13, Ana Carolina Santos, 15, e Marina Grybogi, 14, respectivamente, 2ª, 1ª e 3ª colocadas, na categoria de salto em distância.

Ana Carolina Santos, 15 anos, foi primeira colocada em duas categorias, salto em distância e arremesso de peso. Há dois anos no projeto, ela conta sobre a descoberta de si própria a partir da valorização pessoal que o esporte lhe trouxe. “Hoje eu tenho sonhos. Ainda estou no 1º ano do ensino médio, mas já consigo acreditar que eu posso ser bioquímica. Através do Projovem, eu fui orientada a me inscrever no projeto Guarda Mirim e hoje também tenho mais essa atividade. Antes eu nem pensava em querer fazer uma faculdade. Achava que eu não podia, que era uma coisa só para os outros”, acrescenta a adolescente, comemorando as vitórias no torneio.


Carlos Roberto Missaia (Betinho), coordenador da divisão de Atletismo da secretaria municipal de Esporte e Lazer, com Leonardo Rafael da Silva, 14, Joseph Herbert Silva, 16, e Luan Rafael Ferreira, 15, respectivamnte, 2º, 1º e 3º colocados na categoria de salto em distância.

Para o professor de Educação Física, Marcos Antônio de Carvalho, trabalhar com um público cuja característica principal é a de estarem em vulnerabilidade social demanda esforço e ânimo para incentivá-los a permanecer e atingir a autoestima. “É preciso transmitir grandes doses diárias de motivação. Trabalhamos o desenvolvimento esportivo, mas também projetos socioambientais, voltados para a cidadania, valores e capacitação para o mercado de trabalho. Eles também têm cursos na área de informática e outros, tudo visando que tenham uma condição básica de trabalho, uma vez que a maioria precisa se sustentar muito cedo”, completa o professor.

Fotos Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário