Publicidade

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arte do grafite dá vida ao bairro Guatupê

Mostra de Grafite reuniu dezenas de grafiteiros no bairro Guatupê neste final de semana

Diversos moradores da região do Guatupê, em São José dos Pinhais, cederam os muros das suas residências para que jovens pudessem expressar a sua arte. Cerca de 30 grafiteiros participaram neste final de semana (29 e 30) da 1ª Mostra de Grafite do Guatupê. Agora, o colorido do grafite faz parte do cenário de diversas ruas do bairro.

Para um dos organizadores, o evento tem como objetivo a troca de idéias e a união da comunidade. A moradora Luciane da Silva aprovou a iniciativa. “A mostra deu mais vida para o bairro e, ainda, incentiva as crianças a dizer não à violência e drogas”, diz ela, que reside há dez anos da região. 

A moradora Luciane da Silva aprovou a iniciativa e acredita que o evento vai contribuir para as crianças dizerem não à violência

O grafiteiro Vagner, conhecido no meio como “Baqueta”, veio de Curitiba participar do evento, que contou com a presença de grafiteiros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, além das cidades de Londrina e Ponta Grossa. “O evento vai ajudar a quebrar um pouco do preconceito que muitas pessoas têm sobre o grafite. Quem não conhece essa arte terá a oportunidade de ver o quanto ela é bonita”, destaca.

“A estética do grafite é bastante associada ao hip-hop”, explica o chefe da divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secretaria de Cultura, Lisandro Vieira. Ele destaca ainda que o evento vai contribuir para aumentar a auto-estima dos moradores. “Os desenhos depois de finalizados ficam muito bonitos, além de deixarem as ruas coloridas”, disse.

O colorido do grafite agora faz parte do cenário das ruas do Guatupê

A 1ª Mostra de Grafite do Guatupê é um dos microprojetos Mais Cultura, selecionados pelo Governo Federal. No Brasil foram contemplados 748 projetos, e destes 17 ficam em São José dos Pinhais. Os microprojetos são desenvolvidos nos Territórios de Paz, áreas que concentram diversas ações de cidadania e segurança. Os Territórios de Paz de São José dos Pinhais,m desenvolvidos em parceria entre a Prefeitura municipal e o Ministério da Justiça, ficam nas regiões do Ipê/Guatupê e Borda do Campo. O evento contou com a participação de outros dois microprojetos da região: Oficina de Grafite do Guatupê e Pintando um Novo Ritmo.

Sobre o Grafite - A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sergio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário