Publicidade

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Avaliadores anônimos ajudam 500 comerciantes a se aperfeiçoarem

Sem serem informados, 500 comerciantes de São José dos Pinhais receberam a visita de um cliente especial que entrou como outro qualquer, mas prestou atenção em cada detalhe do estabelecimento e saiu de lá com uma avaliação pronta. Essa é a estratégia do programa Cliente Oculto, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE. Nesta semana, empreendedores dos bairros Quissisana, Guatupê e Borda do Campo estão recebendo as avaliações referentes ao ano de 2011. 

O comerciante Luiz Carlos Salido recebe avaliação através do diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Jorge Sarkis, e do chefe de Desenvolvimento Industrial, Márcio Minatti, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

A intenção do Cliente Oculto é prestar consultoria a empresas de pequeno, médio e grande porte sobre como melhorar seus negócios. Para isso, um pesquisador do SEBRAE vai até os estabelecimentos e avalia aspectos como o atendimento aos consumidores, o relacionamento interpessoal dos funcionários, o visual interno e externo do ponto comercial, o atendimento telefônico, a localização da loja, a vitrine, a iluminação, a limpeza, e mais 25 itens.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR) promove o Programa desde 2009, quando foram avaliados 50 estabelecimentos. A boa aceitação dos empresários fez com que esse número aumentasse para 250 em 2010; e 500 em 2011.

“O resultado é entregue aos comerciantes para que tenham uma real radiografia do seu negócio, que necessita estar sempre se reciclando em virtude de um mercado que se mostra muito competitivo”, explica o diretor do Departamento de Indústria e Comércio da SICTUR, Jorge Sarkis. Os relatórios são sigilosos - apenas o empresário terá acesso ao conteúdo.

Proprietário de uma loja de calçadas há 10 anos, Luiz Carlos Salido foi avaliado pelo programa Cliente Oculto pelo segundo ano consecutivo. Segundo ele, já foi possível perceber uma melhora em seu estabelecimento do ano passado para cá a partir da avaliação que recebeu. “É uma iniciativa muito boa para os comerciantes, pois não temos custo nenhum”, afirma Luiz.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário