Fotos ilustram as brincadeiras realizadas com as crianças
Desenvolvido ao longo de dois anos em São José dos Pinhais, o projeto Brincar formou cerca de 60 educadores da Educação Infantil, beneficiando diretamente mais de 2 mil crianças. O encerramento aconteceu nesta semana, com exposição de trabalhos e entrega dos certificados na Secretaria de Educação.
O projeto educacional promovido pela Fundação Volkswagen e coordenação técnica da CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura e Ação Comunitária), com o apoio da Prefeitura, difunde novas brincadeiras pedagógicas para a Educação Infantil, ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza as brincadeiras tradicionais, como as cantigas de rodas e a amarelinha.
“Aprendi a direcionar as brincadeiras, principalmente a realizá-las em grupo, e como contar uma boa história, fazendo com que as crianças se envolvam” - educadora Andréa de Carvalho
A formadora dos educadores, Sandra Cordeiro Marino, conta que durante os encontros também trabalhou a troca de experiências entre os participantes e a valorização das memórias de infância. “O objetivo era fazer com que as educadoras lembrassem desses momentos e percebessem o quanto as brincadeiras foram importante para elas, fazendo com que entendessem de forma prática a importância delas”.
Para a educadora do Cmei Santo Antônio, Andréa Cristina de Carvalho, que participou da formação, o projeto a ajudou a aperfeiçoar o momento do brincar com as crianças. “Aprendi a direcionar as brincadeiras, principalmente a realizá-las em grupo. Além disso, aprendi técnicas de como contar uma boa história, fazendo com que as crianças se envolvam”, disse a educadora, que exerce a função há 11 anos.
A educadora Marli Teresinha da Rocha foi uma das participantes do projeto Brincar
“O brincar não é apenas diversão. Ele desenvolve a coordenação motora e a criatividade nas crianças, além da imaginação”, pontuou a educadora Marli Teresinha da Rocha, do Cmei Irena Ayres Machado, que durante a formação construiu com a ajuda das crianças diversos brinquedos. “Em um deles usamos meia calça e bolas de papel jornal. A minhoca foi utilizada para brincar e ilustrar uma cantiga”, contou.
“A brincadeira na infância é fundamental, pois incentiva e estimula o desenvolvimento da criança”, ressalta a coordenadora do projeto Brincar, Maria Lucia Medeiros.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário