Publicidade

sábado, 26 de novembro de 2011

Brincadeiras tradicionais estimulam desenvolvimento das crianças em SJP

Fotos ilustram as brincadeiras realizadas com as crianças

Desenvolvido ao longo de dois anos em São José dos Pinhais, o projeto Brincar formou cerca de 60 educadores da Educação Infantil, beneficiando diretamente mais de 2 mil crianças. O encerramento aconteceu nesta semana, com exposição de trabalhos e entrega dos certificados na Secretaria de Educação.

O projeto educacional promovido pela Fundação Volkswagen e coordenação técnica da CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura e Ação Comunitária), com o apoio da Prefeitura, difunde novas brincadeiras pedagógicas para a Educação Infantil, ao mesmo tempo em que incentiva e valoriza as brincadeiras tradicionais, como as cantigas de rodas e a amarelinha.

“Aprendi a direcionar as brincadeiras, principalmente a realizá-las em grupo, e como contar uma boa história, fazendo com que as crianças se envolvam” - educadora Andréa de Carvalho

A formadora dos educadores, Sandra Cordeiro Marino, conta que durante os encontros também trabalhou a troca de experiências entre os participantes e a valorização das memórias de infância. “O objetivo era fazer com que as educadoras lembrassem desses momentos e percebessem o quanto as brincadeiras foram importante para elas, fazendo com que entendessem de forma prática a importância delas”.

Para a educadora do Cmei Santo Antônio, Andréa Cristina de Carvalho, que participou da formação, o projeto a ajudou a aperfeiçoar o momento do brincar com as crianças. “Aprendi a direcionar as brincadeiras, principalmente a realizá-las em grupo. Além disso, aprendi técnicas de como contar uma boa história, fazendo com que as crianças se envolvam”, disse a educadora, que exerce a função há 11 anos.

A educadora Marli Teresinha da Rocha foi uma das participantes do projeto Brincar

“O brincar não é apenas diversão. Ele desenvolve a coordenação motora e a criatividade nas crianças, além da imaginação”, pontuou a educadora Marli Teresinha da Rocha, do Cmei Irena Ayres Machado, que durante a formação construiu com a ajuda das crianças diversos brinquedos. “Em um deles usamos meia calça e bolas de papel jornal. A minhoca foi utilizada para brincar e ilustrar uma cantiga”, contou.

“A brincadeira na infância é fundamental, pois incentiva e estimula o desenvolvimento da criança”, ressalta a coordenadora do projeto Brincar, Maria Lucia Medeiros.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário