
Diversas atividades literárias foram realizadas durante o Festival em São José dos Pinhais
Milhares de pessoas aproveitaram nos últimos dez dias uma programação cultural riquíssima em São José dos Pinhais. O Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo) chegou ao final neste domingo (13). Desde o dia 3 de novembro, crianças e adultos presenciaram diversas palestras, peças teatrais, declamações de poesias, além de uma feira de livro a preços bem acessíveis.
O evento organizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais teve como principal objetivo incentivar as crianças a tomarem gosto pela leitura. Através de ações das secretárias municipais de Cultura e Educação, mais de 1500 alunos visitaram o festival. Crianças da rede municipal de ensino, dos colégios estaduais e particulares participaram das atividades educativas, todas gratuitas. Entre estas ações, esteve a contação de histórias feita pela paranaense Cléo Busatto.
Escritores conhecidos como Martinho da Vila, Pedro Bandeira, Sérgio Pereira Couto e Alexandre de Castro Gomes também participaram do festival em São José dos Pinhais, que contou ainda com as participações da consultora e psicoterapeuta Maria Tereza Maldonado, do poeta e cordelista Júnior do Bode, do roteirista Alcione Araújo e do poeta são-joseense Dalton Luiz Gandin.
O sucesso da primeira edição do Festival Literário foi comemorado pelo secretário municipal de Cultura, Christian Bundt. “Cumprimos bem a nossa programação e o papel do festival nestes dez dias, que contou com a presença das nossas escolas em diversas atividades. Com esses encontros realizados no festival, aproximamos mais as crianças dos livros, para que tomem gosto pela leitura”, disse.

Pedro Henrique Pilato recebeu o Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner
Aline Lima, de 11 anos, participou das atividades em São José dos Pinhais e revelou a atenção que dará a leitura. “Aprendi que é muito importante ler livros, que vai nos ajudar no futuro e eu sempre gostei. Minha mãe comprou vários livros no festival e quero ler já nestas férias”, reforçou a menina.
Literatura de cordel, lançamento de livros, mesas redondas e apresentações musicais também fizeram parte do evento literário da cidade. Homenagem aos 71 anos da Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, o Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas do Paraná, a sétima edição do Encontro de Corais, a premiação do Concurso de Linguagens – Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner e Prêmio de Fotografia Sebastião Cortes completaram o Festival.
Para Lisandro Vieira, chefe da divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, o mais importante foi a discussão e interação durante o evento. “Tivemos palestras sobre vários assuntos, debates e discussões que contribuirão para a mudança de cultura da cidade. A participação da comunidade, principalmente com as escolas e a troca de experiência com escritores nacionais e locais fizeram o festival cumprir o seu objetivo”, completou.
“A ideia era aproximar as pessoas da poesia e do livro, desmistificando estes elementos como apenas para pessoas ricas ou intelectuais. O festival populariza o livro, formando novos leitores, além de inserir São José dos Pinhais no cenário nacional de lançamentos editoriais”, completou Christian Bundt.
.jpg)
Pedro Bandeira foi um dos últimos escritores a participar do Festival
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário