
Prova foi realizada no Parque de São José dos Pinhais
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Meio Ambiente, aumenta o cuidado com cães e gatos do município. Com o Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, o objetivo é desenvolver um trabalho de conscientização para a guarda responsável de animais. Dentro deste conceito, a cidade foi palco neste domingo (13) da Prova de Titulação para Cães de Trabalho. A competição, que é organizada pela equipe Schutzhund Brasil e teve o apoio da Prefeitura Municipal, foi realizada no Parque de São José dos Pinhais e contou com 12 cães especializados.
A prova de titulação é um instrumento para medir o nível de adestramento dos cães e a habilidade do cachorro de realizar as tarefas com controle e sintonia com o condutor. Além disso, o animal precisa mostrar obediência e boa índole, provando não ser um cão agressivo. Os cachorros aprovados neste teste continuam os treinamentos para tentar disputar o campeonato mundial, que hoje possui apenas dois representantes do Paraná.

Condutores e cães precisam formar uma dupla bem afinada durante teste
As espécies mais utilizadas para este tipo de prova são pastor alemão, pastor malinois e cane corso. A amizade entre condutor e cão é essencial para o sucesso na prova. “O adestramento mudou o foco há alguns anos. O cão é realmente o amigo do condutor e tem que ter alegria em estar fazendo este treinamento. Algumas atitudes como pressionar e machucar o cachorro ficaram para trás”, ressalta Cristiano Duarte, um dos organizadores do evento e que também é condutor de cães.
Este é o primeiro evento desta modalidade realizado em São José dos Pinhais, que ganha espaço como pólo de provas de grande porte na área de adestramento. “O cuidado com os animais, incluindo responsabilidade e educação, entra no aspecto da guarda responsável, que usamos no município”, afirma a médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dariane Catapan. “Temos que reforçar a importância das pessoas pensarem no bem estar dos animais”, completou.
Além da aptidão do cão, é essencial a técnica do condutor, para treinar, ambientar e socializar o cachorro desde pequeno. Para realização destas provas, os cães passam por no mínimo 15 meses de treinamento, reforçando os instintos de obediência básica, faro e proteção.

Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram presentes na competição deste domingo(13)
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário