Publicidade

sábado, 26 de novembro de 2011

Prefeito Ivan visita nova estação que agiliza transporte de lixo

 Estação de transbordo agora funciona no bairro Barro Preto. 

Para dar mais agilidade à coleta de resíduos, a Prefeitura de São José dos Pinhais criou uma nova estação de transbordo de lixo, onde os detritos recolhidos nos bairros por caminhões de pequeno porte são transferidos para caminhões maiores para serem levados ao aterro. Nesta sexta-feira (25) o prefeito Ivan Rodrigues, a secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, e o promotor público do município, Divonzir Borges, visitaram o local. 

Secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira; prefeito Ivan Rodrigues; e promotor público do município, Divonzir Borges; visitaram a estação e a central de triagem. 

Desde dezembro do ano passado, os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, do qual participa São José dos Pinhais, enviam o lixo coletado para o aterro na cidade de Fazenda Rio Grande. 

A fim de evitar transtornos pelas rodovias, como o mau cheiro e multas por conta de excesso de carga nos caminhões coletores, a Prefeitura optou por fazer o transbordo do lixo desde fevereiro deste ano. Dessa forma, o material que os caminhões buscam nos bairros é repassado para um caminhão maior, com capacidade de armazenar o mesmo que três coletores, e coberto por uma lona, para então seguir em direção ao aterro. Até esta semana, a estação de transbordo, onde ocorria esse processo, funcionava em uma área no Córrego Fundo, próxima ao pedágio da BR-376. 

“Por conta das reformas do rio Miringuava, que estão deixando o trânsito na rodovia congestionado, os caminhões estavam perdendo muito tempo para chegar à estação”, explica a secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira. “A nova estação está mais bem equipada, tem uma logística mais eficiente, de forma que o processo ocorre de forma mais rápida, o que agiliza a coleta nos bairros”, complementa. 

Cerca de 200 toneladas de resíduos recicláveis são triados na central por mês. 

O prefeito Ivan Rodrigues, a secretária de Meio Ambiente e o promotor Divonzir Borges visitaram também a Central de Triagem e Valorização de Resíduos, inaugurada em maio deste ano. Mensalmente, a central recebe aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis, uma produção de triagem acima da média em comparação com centrais de outros municípios; e faz a separação de 42 tipos de materiais diferentes. 

A coordenadora da reciclagem da Central, Letícia Aparecida Mendes, conta que com as campanhas de conscientização e os sacos verdes de lixo reciclável distribuídos pela Prefeitura, a triagem dos resíduos recicláveis teve uma boa melhoria. “Antes as coisas vinham muitos sujas e não dava para aproveitar quase nada”, afirma. 

“A atenção ao meio ambiente e o aperfeiçoamento da coleta do lixo também são prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário