Publicidade

sábado, 26 de novembro de 2011

Seminário gera novas reflexões sobre inclusão de alunos especiais

Seminário discute educação inclusiva e reúne representantes de 33 municípios paranaenses

A segunda etapa do Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, em São José dos Pinhais reuniu gestores e educadores de 33 municípios paranaenses, que discutiram sobre a inclusão de alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento na educação regular. O evento teve a duração de cinco dias e terminou nesta sexta-feira (25)

O seminário trouxe palestrantes que contribuíram com a construção e reflexão das ações em inclusão educacional nos municípios que abrangem o pólo São José dos Pinhais. “Os participantes vão levar para seus municípios novas práticas sobre políticas de inclusão”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação Fundamental, Eliane Maria Vitkovski.

"Os participantes vão levar para seus municípios novas práticas sobre políticas de inclusão” - Eliane Maria Vitkovski, diretora do Departamento de Educação Fundamental

Para a professora Alair de Fátima Dorigan Gouvêa, representante do município de Guaraqueçaba, o seminário foi uma luz no fim do túnel. “Participei das duas etapas e o conteúdo que tivemos à nossa disposição foi enorme e irá contribuir para melhorar a nossa prática dentro da sala de aula”, disse ela, que irá repassar as informações adquiridas para os demais professores do seu município. “O bom professor é aquele que está disposto a aprender sempre”, finalizou.

“A troca de experiências entre os participantes e a reflexão acerca da inclusão foi muito rico”, destacou a psicóloga Melody Lynn, que atua no Centro Municipal de Atendimento Especial (CEMAE), em São José dos Pinhais.

Para a professora Alair Gouvêa, de Guaraqueçaba, o seminário contribui para melhorar a prática dentro da sala de aula

O Seminário faz parte do programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que através de municípios-pólo leva o debate a todos os municípios brasileiros. São José dos Pinhais renovou a adesão ao programa e no próximo ano, continuará sendo um dos municípios-pólo, que terá como dever organizar um seminário sobre Diversidade, que compreende temas como Educação de Jovens e Adultos, gênero, quilombolas e educação especial entre outros.

Participantes terão a missão de repassar o conteúdo aos professores de seus respctivos municípios

Foto: PMSJP 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário