Para regularizar e melhorar a situação do comércio no bairro Guatupê, a Prefeitura de São José dos Pinhais realiza reuniões periódicas com os proprietários de estabelecimentos da região, com objetivo de orientá-los e sanar as dúvidas quanto à legalização de seus negócios. Na última sexta-feira (11) aconteceu o quarto encontro do grupo na sede da regional de saúde do Guatupê.

Encontros têm como objetivo orientar os comerciantes e desvincular estereótipo de polícia da Vigilância Sanitária.
A iniciativa partiu de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Urbanismo, e da Regional de Saúde do Guatupê. No ano passado foi realizado um censo na região que constatou a existência de cerca de 480 estabelecimentos que não cumpriam todas as determinações legais. Em junho de 2010 foi promovida uma oficina para proprietários e funcionários de comércios de alimentos no Guatupê, a fim de capacitar os manipuladores de alimentos para desenvolverem boas práticas de higiene.
De acordo com a fiscal sanitária Isabel Cristina Becker, nas reuniões os comerciantes recebem orientações sobre como obter o alvará de funcionamento, como seguir a legislação da Vigilância Sanitária – relativo à normatização, técnicas de produção de alimentos e higienização, entre outras dicas. “Cada regional de saúde do município tem as suas especificidades; aqui no Guatupê predomina o comércio de alimentos. Estamos trabalhando para evitar surtos e problemas de saúde da coletividade”, explica Isabel.
Outro objetivo das reuniões com os comerciantes é desvincular da Vigilância Sanitária o estereótipo de polícia. Embora seja um órgão fiscalizador, é também educativo, estando sempre à disposição para orientações. “Queremos consolidar a Vigilância como um órgão de promoção, prevenção e proteção à saúde”, afirma o agente sanitário Luis Henrique Becker.
Aroldo Trindade, de 54 anos, é proprietário de uma sorveteria na região do Guatupê há cinco anos. Ele aprovou a iniciativa das reuniões e aproveitou para sanar suas dúvidas. “Hoje em dia ser legalizado compensa até mesmo financeiramente”, ressalta.
A próxima reunião com os comerciantes na regional do Guatupê vai acontecer no dia 30 deste mês, no qual comemora-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário