Há muitos anos, São José dos Pinhais e Curitiba travam uma disputa particular como cidade exportadora, e se alternam na terceira posição entre os municípios na área de comércio internacional do Estado. Puxada pela montadora Renault e a Companhia Providência, empresas que exportam mais de 50 milhões de dólares por mês, São José dos Pinhais, de janeiro a setembro de 2011, enviou produtos para o exterior que somam mais de 1 bilhão e 200 milhões de dólares (U$ 1.290.552.494). Este cenário favorável será comemorado no evento SJP Exportador 2011, jantar da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), que ocorre em 30 de novembro.
Ainda sobre a saudável disputa entre São José e a Capital, no mesmo período, Curitiba somou pouco menos de 71 milhões de dólares (U$ 1.220.381.806) do que São José dos Pinhais. A primeira posição é ocupada por Paranaguá, pela presença dos escritórios de comércio internacional. No caso de municípios sedes de empresas exportadoras, e cidades próximas, a liderança é de Maringá (segunda posição geral no Paraná), com quase dois bilhões de dólares nestes nove meses (U$ 1.982.215.477). Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio Exterior.
O presidente da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), Auro Luis de Paula, destaca o excelente momento de empresas exportadoras certificadas pela Associação Comercial, como a Companhia Providência. “Empresas da cidade exportam milhões de dólares e não somente na área metal mecânica, como é o caso da Companhia Providência”, diz Auro de Paula.
SJP Exportador 2011
A Associação Comercial de São José dos Pinhais realiza o SJP Exportador 2011 às 19h30 no Buffet Imperial. A iniciativa é da Câmara Setorial de Comércio Exterior (C.Comex). Serão premiadas empresas de destaque no segmento de exportação com abrangência nos anos de 2010 e 2011, com a entrega de troféus para as seguintes marcas: AEB Bioquímica Latino Americana (Categoria Destaque Exportador); Figwal Transportes Internacionais (Despachante Aduaneiro Maior Emissor de Certificados de Origem); Brose do Brasil (Desenvolvimento em Relações Internacionais) e Aurora Alimentos (Maior Emissora de Certificados de Origem).
“Mesmo com o pequeno aumento do dólar há algumas semanas os empresários de São José dos Pinhais continuam exportando. O setor madeireiro, como outros mercados, prossegue fortíssimo”, enfatiza Wellington Padilha, coordenador da C.Comex.
Os produtos exportados em São José dos Pinhais possuem certificação de origem da Aciap por meio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), validados pelo Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (Ippex).
Raio X São José dos Pinhais
Importação
São José dos Pinhais importou de janeiro a setembro de 2011 mais de U$ 400 milhões (434.507.773), principalmente componentes de peças para a indústria automotiva. O volume importado é trazido para a cidade, aplicado na produção automotiva e exportado.
Principais países exportadores
Até setembro de 2011, a Argentina responde por 59% do que é exportado via São José dos Pinhais em volume que soma mais de 700 milhões de dólares (U$ 761.599.600). Depois vem o México, com 9% (U$ 124.117.749), seguido pela Alemanha, com 7% (U$ 98.178.262).
Principais produtos exportados
O mercado automotivo faz parte da primeira à quinta classificação dos gêneros exportados, categoria que volta a constar da lista em diversas classificações até a 14ª colocação, quando aparece na 15ª posição de exportação o mercado madeireiro. Na sexta e décima primeira posição aparecem os produtos da Cia Providência feitos de polipropileno (não tecidos).
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário