São José dos Pinhais recomeçou a discutir nesta segunda-feira (21) a inclusão de alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento na educação regular. Gestores e educadores de 33 municípios paranaenses participam da segunda etapa do Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que se estende até sexta-feira (25), no Hotel Paraná Golf.
O Seminário faz parte do programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que através de municípios-pólo, como São José dos Pinhais, leva o debate a todos os municípios brasileiros.
.jpg)
Seminário discute inclusão de alunos com deficiência e conta com a participação de representantes de 33 municípios paranaenses
O primeiro dos nove eixos temáticos que serão discutidos foi apresentado pela professora Shirley Rodrigues Maia, da Associação Educacional para Múltiplas Deficiências, em São Paulo. Maia destacou o uso da Tecnologia Assistiva para alunos com Múltiplas Deficiências Sensoriais. Para ela, os seminários são de uma riqueza enorme, “pois proporcionam aos participantes a oportunidade de compartilhar dificuldades e trocar experiências”.
A mesma opinião é compartilhada pela secretária de educação, Tânia Galvão. “Este é um momento de formação que possibilita compreender e discutir experimentos de sucesso nas diversas áreas do processo de inclusão”.
.jpg)
A secretária de Educação, Tânia Galvão, destaca que o evento é um momento importante para a troca de experiências nas diversas áreas do processo de inclusão
Nesta terça-feira (22), o tema da palestra será o Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O assunto será apresentado pela professora Márcia Marin Vianna, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Durante toda a semana alunos das escolas municipais de São José dos Pinhais que participam do programa Mais Educação farão apresentações culturais. O grupo folclórico ucraniano Soloveiko, da Colônia Marcelino, se apresenta no último dia.
São José dos Pinhais - Cerca de 400 crianças com necessidades especiais estão na escola regular. Atualmente, o município possui 20 salas de recursos multifuncionais (SRM) - locais específicos nas escolas de ensino regular que possuem equipamentos, recursos pedagógicos e tecnológicos adequados às necessidades e especificidades educacionais dos alunos. Elas funcionam no contraturno escolar.
CLIQUE AQUI e confira as temáticas.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário