
Alunos da Escola Municipal de Educação Especial para Surdos Professora Ilza de Souza Santos, interpretam o Hino Nacional Brasileiro para gravação de vídeo institucional
A Escola Municipal de Educação Especial para Surdos Professora Ilza de Souza Santos, única de São José dos Pinhais especializada no ensino específico para surdos através de Língua Brasileira de Sinais (Libras), reuniu os alunos nesta terça-feira (13) para interpretarem o Hino Nacional. O objetivo era gravação de um vídeo institucional da escola.
A escola, que conta hoje com cerca de 85 alunos, tem papel fundamental junto às redes municipal e estadual de ensino de SJP, por ser também um centro de atendimento especializado. Os profissionais da Ilza de Souza Santos (psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos) fazem a avaliação de cada caso de deficiência auditiva, determinando a inclusão ou não do aluno em escola regular, de acordo com o grau de comprometimento e o conhecimento de Libras.

Aluno da Escola Municipal de Educação Especial para Surdos, Professora Ilza de Souza Santos, interpreta o Hino Nacional Brasileiro para gravação de vídeo institucional
A professora intérprete Alice Sizanoski comenta que o ano de 2011 foi muito importante para a escola por terem conseguido com que o Ministério da Educação reconsiderasse a possibilidade de colocar todas as crianças com deficiência auditiva no ensino regular. “Mesmo com intérprete, se a criança ainda não aprendeu Libras, ela então não consegue acompanhar”, afirma Alice.
A professora explica que aqueles alunos com um comprometimento auditivo maior só conseguem se comunicar através de Libras, e que esse aprendizado não se consolida antes da 6ª série. Por isso, houve uma mobilização das escolas especiais, neste ano, quando foram recebidos pelo ministro de Educação Fernando Haddad, em Brasília, que autorizou a permanência nas escolas especias daqueles que estiverem em fase de aprendizado de Libras, ou seja, até a 6ª série.
Outro importante serviço que a Escola Professora Ilza de Souza Santos presta à comunidade é a oferta de um curso de Libras de 60h para interessados em geral. A próxima turma está prevista para iniciar em março de 2012, com aulas de 2h, duas vezes por semana, levando em torno de três meses para a conclusão. “Simplesmente pelo motivo de conviver com pessoas surdas, seja em casa, no trabalho ou na sociedade, torna-se importante o conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais”, observa a professora Alice.
Interessados em fazer gratuitamente o curso de Libras podem obter informações pelo telefone da escola (41) 3381 5841.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
PROFESSORA ALICE SOZANOSKI, meus seu trabalho é muito importante para o povo de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. SEJA FELIZ PARA SEMPRE.
ResponderExcluir