Publicidade

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Artista plástico português expõe no Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais

Pela terceira vez em São José dos Pinhais, o artista plástico português Seixas Peixoto traz para o município a exposição “Ouro Sobre Azul” (ensaio sobre a Filigrana Portuguesa). A exposição será realizada entre os dias 8 e 22 de dezembro, no Espaço Cultural João Roberto de Paula, no Aeroporto Internacional Afonso Pena. 

De acordo com Seixas, a exposição, que conta com 25 peças, faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil (2012) e dos seus 25 anos de carreira artística. “Sou um artista eclético. Não tenho uma corrente fixa”, explica ele, que sempre está em busca de novos horizontes. 

A vinda do artista foi intermediada pelo Comitê de Geminações Leopoldo Scherner de São José dos Pinhais, que no próximo ano completa 15 anos de fundação. “O comitê é uma entidade que promove as relações internacionais com outros países, com o objetivo de divulgar e desenvolver a cultura, a amizade e a fraternidade entre os povos, intermediando os processos de parcerias culturais, sociais, educacionais e econômicas”, destaca a presidente, Elza Maria Moro Zetola Delage.

O renomado artista português, Seixas Peixoto, traz para São José dos Pinhais a exposição "Ouro sobre Azul"

A primeira visita do artista plástico a São José dos Pinhais aconteceu no ano de 2000, quando o município foi presenteado pela cidade-irmã portuguesa, Montemor-O-Velho, com a escultura “Terra Brasilis” assinada por ele, por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Em 2006, ele retornou e trouxe a exposição “Pedro e Inês”, que retrata a mais trágica história de amor em Portugal.

O artista já se encontra na cidade para organizar os últimos detalhes da exposição. “Fiquei imensamente feliz em desmistificar a localização da escultura “Terra Brasilis” e a ver em pleno estado de conservação”, disse ele, que durante sua estadia irá reinstalar a peça. 

A exposição “Ouro sobre Azul” (ensaio sobre a Filigrana portuguesa), esteve durante dois meses no Museu do Ouro, na França. Após São José dos Pinhais a exposição segue para outras cidades brasileiras, como São Paulo e Florianópolis.

Filigrana – Técnica de ourivesaria que consiste na combinação de delicados e finíssimos fios de ouro. Um dos mais conhecidos desenhos da “filigrana portuguesa” é a forma de coração e os brincos da rainha tão utilizados por Amália Rodrigues (maior representante do fado português – patrimônio imaterial da humanidade).

SERVIÇO
Exposição Ouro sobre Azul (ensaio sobre a Filigrana portuguesa)
Por: Seixas Peixoto
Data: 08 a 22 de dezembro
Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Espaço Cultural – Piso 2

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário