Cerca de 30 mil alunos e 2 mil profissionais participam atualmente do programa de Educação para o Trânsito desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Um indicativo de que a conscientização está dando resultado é o fato de dois trabalhos do município, um de uma professora e outro de um aluno, terem conquistado o 12º Prêmio Denatran de Educação no Trânsito.
André Dissenha, de 7 anos, aluno da escola municipal Modesto Zaniolo, ficou em segundo lugar nacional na categoria ensino fundamental - 1ª série – Pintura no concurso do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A professora Divanil Aparecida Colaço Gibrim, da escola municipal Elvira Piloto Carrano, ficou em terceiro lugar nacional na categoria Projeto Pedagógico.
André Dissenha ganhou o segundo lugar com a pintura de um trem.
De fevereiro a novembro deste ano a professora Divanil desenvolveu uma série de atividades de educação para o trânsito com crianças de 9 a 12 anos da escola Elvira Piloto Carrano. Entre elas estiveram a panfletagem para os pais na saída da escola, gincanas, passeios para mostrar a sinalização, desenhos, maquetes e reportagens sobre acidentes de trânsito, “transmitidas” por uma televisão de madeira construída pelos próprios alunos. O projeto mereceu o prêmio do Denatran.
“As crianças simplesmente amaram o projeto. Envolvi o trânsito nas atividades das matérias, como problemas de matemática com o assunto e textos de português com a temática”, relata Divanil. “Usei como base o material e as palestras do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e tive todo o apoio para desenvolver o projeto”, complementa.
Para participar do concurso do Denatran, André desenhou um trem. Segundo ele, era bem colorido e estava confiante de que seria vencedor. “Fiquei bem feliz quando fiquei sabendo que ganhei, mas eu já imaginava que ia ganhar”, afirma.
Sobre o Educação Para o Trânsito
O programa é desenvolvido por uma parceria entre as secretarias de Educação e Segurança de São José dos Pinhais. Todas as escolas e centros municipais de educação infantil da rede municipal participam do programa, e a Prefeitura está viabilizando para que as estaduais e particulares também sejam inseridas.
Entre as atividades estão o assessoramento aos educadores, que passam por cursos de capacitação online e oficinas práticas; a visita de agentes de trânsito às unidades de ensino através de um cronograma semestral; distribuição de material de apoio às unidades de ensino; e teatro de fantoches.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário