Publicidade

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chapolin, Mazzaropi e Carlitos ganham vida na oficina de bonecos de SJP

Diretor da Oficina de Boneco, Ricardo Bitencourt, trabalha na confecção de bonecos para o Carnaval de SJP

Colaboradores e voluntários aceleram o ritmo de trabalho na confecção dos bonecos que serão exibidos no Carnaval de Bonecos de 2012, festa que já faz parte do calendário do município e é aguardada pelos são-joseenses.
Diretor de alegorias, adereços e fantasias, Patrik Oliveira

Segundo o secretário municipal de Cultura em exercício, Lisandro César Vieira, os trabalhos artísticos desenvolvidos na oficina de bonecos da Prefeitura têm demanda o ano inteiro, pelos diferentes segmentos culturais e de gestão municipal, inclusive para fixar diversas campanhas.

“Além da produção de bonecos que expressem os temas abordados durante o Carnaval, que este ano é Alegria, Alegria, nossos bonequeiros produzem versões especiais para campanhas como as de vacinação, prevenção à dengue, conscientização ambiental, educação e combate às drogas junto à Guarda Comunitária, divulgação das etnias de imigrantes pioneiros e outras demandas que vão surgindo a cada nova possibilidade de campanhas de conscientização”, reforça Lisandro.

De acordo com o secretário, a importância do trabalho dos bonequeiros de SJP tem se tornado tão grande, que mesmo havendo demanda de outros municípios, eles não dão conta de produzir além das encomendas para a própria cidade. “O que fazemos é emprestar nossos bonecos para outros municípios, como fizemos recentemente com Araucária”, exemplifica o secretário.

Aderecista e figurinista Nei Mendes

Para o coordenador da oficina de bonecos, Ricardo Bitencourt, o carnaval de São José dos Pinhais deste ano será o que apregoa a temática, com muita alegria. “O critério de escolha dos personagens representados pelos bonecos foi de que transmitam ou tenham transmitido alegria. Estamos recriando esses personagens com toda a alegoria, adereços e fantasias que a festividade requer”, garante o artista.

Outros co-responsáveis pela elaboração e preparação dos bonecos são o diretor de alegorias, adereços e fantasias, Patrik Oliveira, e o aderecista e figurinista Nei Mendes. Ambos atuam na plástica final dos personagens, dando vida e originalidade a cada detalhe. “Vai ser um grande desfile, com tudo muito colorido e alegre. Será um carnaval para as famílias, remetendo à infância e a pureza, sem nada apelativo”, disse Nei.

Equipe colaboradora na Oficina de Bonecos

Os personagens que estarão representados pelos bonecos são: Mazzaropi, Bozo, Chapolin, Seu Madruga, Carlitos (Charlie Chaplin), Pantera, Arlequim, Colombina, Pierrô, Bart Simpson, Gordo e Magro, Derci Gonçalves, Kiko, Menino Maluquinho, Chico Anísio, Jô Soares, Didi, Xuxa, Mr. Been, Palhaço Carequinha, Bob Esponja, Pinóquio e Saci.

A oficina de bonecos fica nos fundos da unidade de saúde do Afonso Pena e pode ser visitada pelo público, das 9h às 17h. Para agendar visitas de grupos de pessoas é preciso ligar para a Secretaria de Cultura (fone 3381-5902).


Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário