Publicidade

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Conheça seu bairro: Renault

Até a década de 70, São José dos Pinhais era um município pequeno com pouco mais de 30 mil habitantes. Nesse período começou a construção da BR-277, principal ligação entre Curitiba e o porto de Paranaguá. Essa obra estimulou o desenvolvimento local, trazendo indústrias e moradores para a região, hoje uma das mais habitadas do município.

Complexo Ayrton Senna, fábrica da Renault.

Nesse contexto, em meados de 1995, os franceses do Grupo Renault decidiram investir na construção de uma fábrica no Brasil, e em março de 1996 foi lançada a Pedra Fundamental, símbolo do início das obras. O local escolhido foi São José dos Pinhais, às margens da BR-277.

Os investimentos foram da ordem de US$ 1,35 bilhão. No local foi criado o Complexo Ayrton Senna, que ocupa uma área total de 2,5 milhões de metros quadrados, dos quais 60% são áreas de preservação ambiental.

Além das fábricas da Renault e dos fornecedores, encontra-se no local a Escola Municipal Professora Terezinha Toczek, o Centro Municipal de Educação Infantil A Árvore dos Sapatos e o Colégio Estadual Tarcila do Amaral. Os religiosos podem frequentar a Capela São Sebastião.

Localização do bairro Renault no mapa de São José dos Pinhais.

Atualmente, cerca de 6.000 pessoas trabalham no Distrito Industrial Renault. Um acordo entre a montadora, o governo estadual e a prefeitura municipal, prometeu mais investimentos na região, gerando mais dois mil empregos diretos até 2015. 

A região da Renault faz divisa com os bairros: Borda do Campo, Guatupê, Academia e Rio Pequeno. 

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário