Publicidade

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hoje (30), novo Terminal Central de SJP completa um ano

Moradores da área rural embarcam em ônibus no bairro São Marcos, que vai direto e compensa a troca de veículo para se chegar ao centro do município

A implantação do novo terminal da cidade completa um ano hoje (30). O Terminal Central de São José dos Pinhais, organizado e bancado pelo Governo do Estado, e administrado pela Prefeitura da cidade, começou a operar com um sistema moderno de cobrança e muitos problemas que afetaram boa parte dos cerca de 40 mil passageiros. A bilhetagem eletrônica em que se usa um cartão para pegar mais de um ônibus com a mesma passagem, ou acréscimo de valor para compensar o tamanho do deslocamento na segunda ou terceira viagem, teve falhas nos primeiros dias. Os pontos de ônibus eram insuficientes, havia falta de informação sobre os novos trajetos e linhas que prejudicaram principalmente os moradores da área rural. Após 12 meses, a maior queixa, que era a perda de tempo, foi amenizada pelo ônibus Rápido São Marcos.

Igreja foi desapropriada e está em construção pequeno terminal no São Marcos pela Prefeitura

Para a otimização do sistema na área agrícola muitos veículos passaram a trafegar apenas na área rural e outros ônibus levam os passageiros para a região central. Antes, os pontos ficavam na BR 376, e com a entrada das linhas para dentro do bairro São Marcos isto causou atrasos de até mais de 30 minutos. No último sábado (28), às 7h, passageiros desciam de linhas como Contenda e Córrego Fundo e pegavam o Rápido São Marcos, ônibus que amenizou o problema de deslocamento.

Implantação de novo terminal e sistema de transporte prejudicou principalmente moradores da área rural

“Se a gente pegar o que vai direto o tempo fica até mais rápido”, diz Isaac Fredo, que reside no Campo Largo da Roseira e trabalha em uma loja de construção perto do centro de São José.

Linha Parador São Marcos aumenta trajeto e o Rápido São Marcos agiliza viagem

“Quem vem da área rural e pega o ônibus que vai parando chega atrasado”, comenta Valmir Jesus Ferreira, empregado em um frigorífico da região do São Marcos.

“Ano passado, foi muito difícil, mas agora tem mais ônibus”, lembra a doméstica Cida Benedites, moradora do São Marcos e que trabalha no centro de São José dos Pinhais. 

Terminal de São José dos Pinhais é responsabilidade da Comec (Governo do Estado) e administrado pela Prefeitura

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Urbanismo. Por estar com a agenda cheia ao final da semana passada, segundo o secretário Luis Scarpin, no início desta semana serão comunicadas novidades quanto ao sistema de transporte. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário