Publicidade

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conheça seu bairro: Contenda

No fim do século XIX, o sul do Brasil era uma região pouco habitada, com muita terra produtiva. Cenário ideal para os imigrantes, oriundos de uma Europa em transformação, onde o agricultor tinha dificuldades para encontrar boas condições de trabalho.

Nesse contexto, muitos imigrantes chegaram em São José dos Pinhais, formando colônias em várias regiões. Alguns desses grupos se localizaram em uma região conhecida por Contenda. De acordo com lendas e teorias não confirmadas, o nome vem da época dos jesuítas. Os religiosos, ao passarem pelo local, batizaram um dos rios pelo nome de Contenda.

Italianos e poloneses foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento da Contenda. O bairro está localizado do lado da região do Campo Largo da Roseira.

O bairro está localizado há 22 quilômetros do centro são-joseense, na divisa com o bairro Campo Largo da Roseira, fazendo fronteira com o município de Tijucas do Sul. O acesso mais fácil é ir pela BR-376. Muitos motoristas que trafegam pela rodovia param na Contenda para fazer um lanche. As panificadoras da região são tradicionais no município.

A respeito da história do bairro, os primeiros registros encontram-se no início do século XX. Em 22 de agosto de 1914, nasce na Contenda, Cassemiro Levisky, filho de Pedro e Maria, imigrantes poloneses vindo de Varsóvia. Cassemiro foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento local. Era proprietário de um armazém, que negociava com o comércio do centro são-joseense e com Curitiba. Desta forma, fortaleceu a agricultura, pois comprava grande parte da produção agrícola local. 

O comerciante também era produtor de erva-mate, milho, feijão, trigo e centeio, além de possuir criações de gado e suíno. Em 1939, Cassemiro Levisky doou uma grande quantidade de terra para a criação da primeira igreja do bairro. Casou-se com Lucia Haluch e teve quatro filhos. Morreu em 1987. Um projeto de lei de 2003, do prefeito em exercício, Cezar Franco, transformou a Estrada da Contenda, principal acesso a estrada velha de Joinville, em Rua Cassemiro Levinsky, em homenagem aos feitos daquele homem.

O descendente de italiano, Luiz Singer Filho, é outro ícone local. Singer era uma pessoa popular, preocupada com os problemas da comunidade. Em 1983 foi o responsável pela criação da primeira escola da Contenda. A instituição recebeu o nome de “Escola Municipal Luiz Singer”, em homenagem ao italiano, de Veneza, imigrante de 1890, pai do ícone local. Atualmente, também encontra-se na Contenda o Colégio Estadual Eunice Borges.

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário