Personagens gigantes promovem o desfile que acontece sábado na Rua Voluntários da Pátria
O Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais é o evento mais lúdico da região, em que os personagens confeccionados pelos grupos carnavalescos interagem com o público. Na apresentação do próximo sábado (11), a 13ª edição, às 17h, intitulada Alegria Alegria, terá a participação de alunos da oficina de percussão.
Durante várias semanas, crianças de diferentes bairros aprenderam a tocar instrumentos como alfaias, tambores típicos do maracatu, montados e pintados pelos integrantes da Oficina Kizomba (Na Roda com a Cultura Afro), promovida pela Prefeitura.
Gheraldy Leão, de 13 anos, já participou do Carnaval de Bonecos, mas não conhecia as alfaias. “Vai ser diferente participar do Carnaval fazendo música, além do mais, temos os melhores professores do mundo”, afirma animado. Bruno da Silva, de 12 anos, já tomou gosto pela música e, segundo os educadores, é um dos melhores tocando o tambor do maracatu. “Eu gosto muito de tocar, é bem legal. Vai ser legal tocar no Carnaval”, comenta.
De acordo com o arte educador e integrante do grupo musical Curucaca, Krysthian Ratier, participar da construção do instrumento faz parte do processo de aprendizagem do que é a musicalidade brasileira. “Queremos que os alunos entendam a cultura afro e do homem caboclo, e que sejam agentes educadores entre os seus pares e espalhem esse conhecimento."
Leonardo da Cruz - o Kunta, educador físico e dançarino do grupo Kundun Balê, pertencente à comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, explica que o projeto Mulheres da Paz, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança em parceria com o Ministério da Justiça, auxilia a oficina na busca de jovens em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua para participação.
“Esse conteúdo também tem o objetivo de reforçar a Lei 10.639/03, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira como temática educacional”, destaca.
A oficina é ministrada pela Escola de Linguagens Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, e tem o objetivo de divulgar e valorizar as influências africanas e afrobrasileiras em toda a cultura nacional, com ênfase na cultura contemporânea, incluindo a música, as artes cênicas, a literatura e a culinária.
Para o secretário de Cultura em exercício, Lisandro César Vieira, o ensinamento das oficinas é muito rico. “Queremos que esses alunos tenham um conhecimento mais amplo a respeito das influências que a cultura afro tem na cultura brasileira”, conta.
Programação e bonecos
Para aqueles que quiserem desfilar no Carnaval de Bonecos de 2012, ainda há vagas. Os interessados em fazer parte dos blocos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone 3381-5902.
O Carnaval de Bonecos deste ano terá como principais figuras que marcaram a comédia e a cultura popular, tanto internacionais como brasileiros, Chaplin, Mazzaropi e Carlitos, Dercy Gonçalves, Kiko, Menino Maluquinho, Chico Anísio, Jô Soares e Didi.
Haverá segurança da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A festa inicia às 17h com desfile das crianças, e na seqüência ocorrem os demais desfiles, inclusive com o bloco da melhor idade.
Exposição 2011
No Museu Atílio Rocco, no centro de São José dos Pinhais, bonecos que fizeram parte do desfile do ano passado estão em exposição. A ideia da mostra, de acordo com o artesão e carnavalesco Patrik Oliveira, é divulgar o Carnaval de Bonecos 2012, através dos personagens que já fizeram sucesso, quando o tema era “A Fama”.
Chacrinha, Globeleza, Harry Potter, Emília e outros personagens representados por bonecos gigantes estão fazendo a alegria da criançada que ainda de férias aproveita para visitar e tirar fotos junto dos bonecos.
“Estamos recebendo muitas visitas e mesmo tendo sido montado em pouco tempo, o público tem dado nota 10”, comenta a diretora do Museu Atílio Rocco, Zelinda Fialla.
Bonecos no Largo
Bonecos gigantes da Lady Gaga, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jake Sully, personagem do filme Avatar, marcaram presença no pré-carnaval do Largo da Ordem no último domingo (05), em Curitiba.
“Acho muito expressivos esses bonecos e imagino que os novos que serão apresentados neste ano serão interessantes também”, disse a estudante Laís Antunes, que assistia à apresentação no Largo da Ordem.
Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fonte: PautaSJP e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário