Publicidade

quinta-feira, 29 de março de 2012

Amanhã (30), será inaugurada biblioteca do Terminal de Ônibus de SJP

Acervo do espaço Estação da Sabedoria foi doado pelo Instituto Renault 

Os usuários do Terminal de Ônibus de São José dos Pinhais passam a contar amanhã (30) com uma ótima chance de se atualizarem sobre literatura e navegarem na internet. Como ocorre em vários locais de Curitiba, nos intervalos em que se pega ônibus será possível emprestar livros. A iniciativa e administração do local será da Prefeitura de São José dos Pinhais. Os títulos, mais de 700, entre 1.000 volumes, foram doados pela montadora Renault. O espaço contará com computador e internet e rede wi-fi. 


Funcionários da Prefeitura de SJP faziam ontem (28) os últimos ajustes nas estantes

Todos os entrevistados disseram que não vão a uma biblioteca há muito tempo e comentaram que a novidade é uma boa oportunidade para retornarem ao mundo dos livros.

Camila Leal, moradora do Quississana, esperava ontem (28) o ônibus Bairro a Bairro. “Usava a biblioteca na época do Ensino Médio, depois nunca mais fui”, lembra Camila Leal. 

Flavia Guimarães, que veio do Estado do Mato Grosso a São José dos Pinhais para uma entrevista de emprego, também frequentava biblioteca na época dos estudos. “Na faculdade ia muito, mas depois realmente deixei de ler como lia antigamente”, fala Flavia Guimarães. 

O aluno da 6ª série, Guilherme Desan, esperava a condução após sua aula de natação. Ele usa mais a internet. “No computador leio muito, mas conheço somente a biblioteca da minha escola”, conversa Guilherme Desan, que não sabia da Biblioteca Municipal na Rua XV de Novembro. 

O torneiro mecânico Luis Carlo Gomes gostou da ideia e pretende consultar os livros enquanto espera ônibus

O torneiro mecânico Luis Carlo Gomes, na volta ao trabalho, gostou da ideia. “No Terminal do Carmo, em Curitiba, emprestei livros para a minha filha e na época eu li alguns títulos de engenharia mecânica”, lembra Luis Gomes. 

Segundo a Prefeitura, a Biblioteca Municipal tem uma visitação diária de cerca de 150 pessoas e, destas, um terço empresta livros, perto de 50 pessoas. 

Déficit de 75%
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem, aponta que 75% dos brasileiros nunca frequentaram uma biblioteca. A quantidade de pessoas que não buscam as bibliotecas é o mesmo de 2007. No entanto, o uso frequente desse espaço caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011.

A maioria dos entrevistados (71%) sabe da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e diz que o acesso a ela é fácil. Os estudantes são os que mais usam esse tipo de equipamento, 64% dos entrevistados disseram que procuram mais pelas bibliotecas escolares. De acordo com a pesquisa, 50% dos frequentadores pertencem à classe C.

Ainda de acordo com o levantamento, a média de livros lidos nos últimos três meses por quem vai às bibliotecas é 3,84 livros. A maioria dos usuários é da região Sudeste (43%). A região Nordeste tem 24% de frequentadores assíduos, as regiões Norte e Centro-Oeste, 18% cada, e a região Sul, 14%.

Além de não ir à biblioteca, a maioria dos brasileiros (33%) disse que não tem nada que o motive a frequentar o espaço de estudo (33%). Para 20% dos entrevistados, no entanto, a existência de livros novos é considerada um atrativo, 17% declararam que frequentariam mais as bibliotecas se elas ficassem perto de onde moram e 13% se elas tivessem livros mais interessantes.

Fonte: PautaSJP

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa! Conhece a nossa: www.frequesiadolivro.wordpress.com?
    Josiane

    ResponderExcluir