Publicidade

quarta-feira, 28 de março de 2012

Calçadão de São José dos Pinhais ganhará teatro para 102 pessoas

Imagem em perspectiva da fachada do futuro complexo cultural Senegaglia

A Prefeitura de São José dos Pinhais deu nesta terça-feira (27) o primeiro passo concreto para transformar o antigo Centro de Convivência Senegaglia num complexo cultural que terá como principal atração o Teatro Senegaglia, para 102 pessoas.

A Secretaria Municipal de Cultura entregou as chaves da sede do Centro Senegaglia para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que será responsável pela reforma e ampliação. Além do teatro, o espaço terá Museu da Indústria, Praça de Alimentação, e um amplo local de convivência ao ar livre.

Secretário Christian Bundet, entrega chaves do antigo comlexo ao engenheiro da empresa Infrateco, vencedora da licitação para realização da obra do Teatro Senegaglia, junto ao Sesi

O projeto do teatro, aprovado pelos Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio Cultural do Município, preservará valores histórico, cultural, artístico, econômico e de uso. A previsão de entrega é para novembro deste ano. De acordo com Odanir D. Bertol, engenheiro e diretor da Infrateco, empresa vencedora da licitação, o prazo é suficiente e as obras do espaço de 400 m², iniciam imediatamente.

Na sequência os outros dois empreendimentos, o Museu da Indústria e a Praça de Alimentação, complementarão o complexo cultural no terreno de 2000 m², localizado na Rua XV de Novembro, esquina com Rui Barbosa, centro de São José dos Pinhais.

O prédio original, que está tombado, foi construído em 1908 e era sede da funilaria Senegaglia. O SESI/Senai preservará o espaço histórico, com adaptações internas, sendo que para o restauro da fachada será contratada uma empresa especializada em restauro, ainda a ser licitada.

Já a parte de equipamentos cênicos, iluminação, climatização e mobiliário será custeada pelo Município, assim como o projeto de revitalização. Após concluído o teatro, de acordo com os representantes do Sesi, Alice Clarete Tuler e Fábio Pini, respectivamente, arquiteta e engenheiro, responsáveis pela obra, a parceria deve continuar, tanto na gestão do espaço, como na programação cultural.

“Firmamos parceria com o Sesi, uma entidade reconhecida pela sociedade, e anunciamos com alegria, que a população poderá contar em breve com um espaço de lazer mais adequado”, ressalta o secretário de Cultura, Christian Bundet.

Fachada do atual Centro de Vivência Senegaglia, como se encontra atualmente

“O edifício do Centro de Vivência Senegaglia sofreu ao longo do tempo inúmeros danos e intervenções, pois seus antigos espaços industriais tornaram-se funcionalmente obsoletos e deram lugar às atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais e alguns comércios de rua. As soluções propostas têm o objetivo de retomar esses antigos espaços industriais e dar a eles um novo uso sem comprometer seus aspectos históricos”, garante a arquiteta Manuela Orué, coordenadora do projeto junto à Prefeitura.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário