Publicidade

sexta-feira, 30 de março de 2012

Famílias removidas do entorno do Rio Ressaca já sabem onde vão morar

A previsão é que as famílias recebam as casas neste primeiro semestre de 2012.

As 73 casas construídas pelo programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Ressaca, da Prefeitura de São José dos Pinhais, onde irão morar as famílias que se instalavam nas imediações da 1ª fase da obra e em trechos de risco iminente, foram sorteadas nessa semana.

As casas foram construídas em três loteamentos já existentes no município: Moradias Parque São José, Moradias Vale Verde e Moradias Holtmann. Elas são destinadas às famílias com renda até dois salários mínimos, que residiam próximas à Bacia Hidrográfica do Rio Ressaca. A previsão é que as unidades sejam entregues ainda neste primeiro semestre de 2012.

A escolha das unidades residenciais seguiu alguns critérios pré-estabelecidos pela lei municipal 1.582 de 16 de julho de 2010. Possuem preferência, em primeiro lugar, as famílias com idosos; em seguida, aqueles que têm portadores de necessidades especiais; crianças e adolescentes de até 14 anos; e famílias que desejam manter vínculos familiares entre si.

A diarista Viviane de Fátima Castilho, de 36 anos, morou 17 anos na região da Bacia Hidrográfica do Rio Ressaca. Com isso, teve vários prejuízos causados por enchentes que assolaram o local. “Tínhamos uma casa de madeira, que apodreceu por causa das chuvas. Desmontamos e fizemos outra, mas tivemos o mesmo problema outras vezes”, conta Viviane. Há um ano ela está morando em uma casa alugada através do vale-aluguel disponibilizado pela Prefeitura e está ansiosa pela casa nova. “Foi bom que consegui uma casa perto, então não tive dificuldades com a escola dos meus filhos, nem com o trabalho. Mas não é a minha casa, é diferente”, ressalta.

Viviane de Fátima Castilho com a filha Laura e a vizinha Tabata Tamires de Oliveira.

Sobre a Revitalização do Ressaca

O projeto do Ressaca, orçado em R$ 38 milhões, abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e foi dividido em três fases. Os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município. O atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na época à frente do Ministério de Planejamento, interveio para obter os recursos federais para o projeto da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O primeiro trecho da revitalização do Rio Ressaca compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa. As famílias que moram na região já foram beneficiadas com as obras, que acabaram com as frequentes enchentes que provocavam prejuízos e transtornos.

A Caixa Econômica Federal está analisando o projeto da segunda etapa da revitalização do Ressaca, que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Ângelo Moro Redeschi. A licitação para as obras deve ser feita dento de alguns meses. Ao final da terceira etapa, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário