Publicidade

sexta-feira, 30 de março de 2012

Saúde começa nos cuidados com a alimentação em SJP

Gestantes e crianças são pesadas semanalmente para o acompanhamento nutricional.

“Que o teu remédio seja o teu alimento”. Há mais de dois milênios o filósofo grego Sócrates já reconhecia a alimentação como fundamental para uma boa qualidade de vida. A importância da prática é tal que no dia 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

A nutricionista e diretora da regional de saúde do bairro São Marcos, Vanessa Chapanski explica que os serviços de nutrição devem ser procurados nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais. “A equipe do Saúde da Família entra em contato conosco, dentro das regionais, e pede avaliação; então iniciamos o acompanhamento”, afirma.

Ela conta que a atual gestão municipal entende que a alimentação é antes de tudo um direito humano. “Se cuidarmos para que a população tenha uma nutrição adequada e saudável, estaremos prevenindo e evitando gastos de hospitalização e medicação”, complementa.

Confira a série de serviços relacionados à nutrição que a Prefeitura de São José dos Pinhais destina à população:

Programa Saúde da Família (PSF) 
Os nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde acompanham as pessoas que recebem benefícios sociais dos programas do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Leite das Crianças. A intenção é verificar se esses benefícios estão melhorando o estado nutricional dos são-joseenses.

Dieta Especial 
Pacientes que sofreram infarto, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral e traumas recebem visitas domiciliares e orientações sobre a higienização e qualidade dos alimentos. Junto à equipe do Saúde da Família, é dada atenção especial a pacientes com problemas de obesidade infantil e adulta, hipertensos, crianças desnutridas.

Vigilância Sanitária 
Todos os locais que comercializam alimentos em São José dos Pinhais são inspecionados, e itens como a rotulagem, data de vencimento, qualidade sanitária e qualidade dos alimentos são verificados pelos agentes.

Crianças e Gestantes
Através do Sistema de Informação em Saúde e Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), todas as gestantes e crianças são pesadas mensalmente e os dados vão para o sistema, para que o estado nutricional dos pacientes seja acompanhado.

Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário