
Vista da igrejinha e da festa, em meio à natureza
Com participação de mais de 2 mil pessoas, a 1ª Festa da Banana superou a expectativa de público da comunidade da Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, neste domingo (25).
A programação da festa agradou aos visitantes que desde cedo somaram-se aos moradores, buscando desfrutar das belezas naturais que a região localizada na Serra do Mar oferece. Outras atrações foram almoço com costela de fogo de chão e acompanhamentos típicos do local, como palmito ecológico e mandioca. Os pratos foram preparados por voluntários da comunidade, que trabalharam com o mesmo espírito de cooperativismo do dia-a-dia.

Costela de fogo de chão, servida no almoço
O casal Eloine e Miguel Solmman, de Joinvile (SC), acompanhados de amigos de Curitiba, aproveitaram a festa. "Além da comida maravilhosa, ainda estamos tendo esse belo visual da natureza, esse contato com pessoas tão peculiares e exemplares. Da próxima vez, queremos vir com mais amigos", disse Edinéia Lourenço, que com a filha de um ano, o esposo e mais uma amiga, acompanhava o casal.
O Festival Gastronômico foi uma das principais atrações da festa. Foram onze pratos, todos à base de banana, como maionese, pão, tortas, sorvete, pudim, geleia, bombom e até uma torta de biomassa de banana - a qual, segundo a sua criadora, Janete Wigolt, por ser feita com a fruta verde, preserva os nutrientes em maior quantidade. Todos estavam expostos para que uma comissão degustasse e fizesse uma avaliação sobre qual era o mais saboroso.

A festa - famílias do local e visitantes
Embora a avaliação não tivesse o objetivo competitivo, a torta gelada de banana e chocolate, invenção da moradora Adriara Aparecida de Melo, foi a mais cogitada e repetida. No entanto todos os inscritos receberam certificado de participação e prêmio equivalente, como secadores de cabelo ou batedeira elétrica para cozinha. Já no concurso do maior cacho de banana, o vencedor trouxe um cacho de 40 quilos.

Ato de agradecimento, em culto solene realizado na igreja
Além da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Agricultura, Segurança, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio e Turismo, Governo, Esporte, Comunicação e Cultura, também apoiaram na realização do evento, a Igreja Católica e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), representando o Governo do Estado. A comunidade anunciou que já começa a planejar e preparar a segunda edição para 2013.

Rio São João, na Colônia Castelhanos
Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário