
Espuma branca tomou conta de trecho da segunda fase das obras do rio Ressaca, que estão para serem iniciadas.
Um dos principais objetivos da revitalização do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais, é evitar o despejo irregular de detritos nas águas, como o que ocorreu nesta quarta-feira (07). Uma espuma branca foi observada desde a manhã sobre o rio, num trecho onde as obras de recuperação desenvolvidas pela Prefeitura de São José dos Pinhais ainda não foram iniciadas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi até o local para buscar a procedência da espuma, mas ainda não identificou os responsáveis. Próxima à área poluída funciona uma empresa de lavação de veículos, onde foram encontrados detergentes automotivos que poderiam ter causado a poluição; o estabelecimento já foi notificado.
Em fevereiro deste ano foi finalizada a primeira fase das obras de revitalização do rio, com a presença do ministro de Comunicações Paulo Bernardo. O primeiro trecho compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa. Os moradores da região já tiveram sua realidade modificada com a conclusão do primeiro trecho, que acabaram com as enchentes que provocavam transtornos e prejuízos.

Ciclovia está sendo construída no primeiro trecho das obras de revitalização.
O projeto do Ressaca, orçado em R$ 38 milhões, abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e foi dividido em três fases. Os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município.
A Caixa Econômica Federal está analisando o projeto da segunda etapa da revitalização do Ressaca, que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Ângelo Moro Redeschi. A licitação para as obras deve ser feita até julho deste ano. Ao final da terceira etapa, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.
De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Marcus Vinicius Senegaglia, a Prefeitura e a Sanepar, que é responsável pelo sistema de esgoto, estão fazendo o remanejamento da tubulação, para dar vazão correta ao esgoto. “Tinha muita ligação clandestina; a Sanepar está fazendo as notificações e estamos corrigindo essa parte, de acordo com as etapas da obra”, destaca.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário