
Secretário de Indústria, Comércio e Turismo entrega relatório a lojista
Os comerciantes do Centro de São José dos Pinhais estão recebendo nesta semana os relatórios referentes às visitas feitas em 2011 pelo programa Cliente Oculto. Desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o programa presta consultoria a empresas de pequeno, médio e grande porte sobre como melhorar os negócios.
Para isso, um pesquisador do SEBRAE vai até os estabelecimentos e avalia diversos aspectos como se fosse um cliente comum. São analisados, por exemplo, imagem pessoal e limpeza, educação e cordialidade no atendimento, relacionamento interpessoal dos funcionários e a capacidade de persuasão e de superar obstáculos.
Os comerciantes visitados em São José dos Pinhais estão recebendo os relatórios em seus próprios estabelecimentos desde o ano passado. O Cliente Oculto visitou 500 estabelecimentos em 2011, contra 250 estabelecimentos no ano anterior e 60 em 2009, ano em que foi iniciado.
O secretário José Roberto Alves e representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo foram pessoalmente aos estabelecimentos para instruir os proprietários sobre os resultados da avaliação dos empreendimentos, feita no decorrer do programa. José Roberto explica que o comércio e o serviço podem fazer uso dessa ferramenta para verificar como seus produtos e serviços estão sendo ofertados no momento em que atendem o cliente. “O município se preocupa com os comerciantes e com a qualidade do serviço que estão prestando”, detalha.

Ao entregar relatório, José Roberto Alves dá instruções aos lojistas de São José dos Pinhais
A coordenadora de vendas de uma rede de calçados avaliada pelo programa, Marina Pereira, afirma que o relatório auxilia a equipe no conhecimento dos próprios problemas e na sua melhora. “Eu fui promovida recentemente a coordenadora de vendas e acredito que este relatório vai auxiliar em muito o trabalho”, afirma. Valdirene Quirino Jonas, gerente de uma loja de confecções, lembra que este já é o segundo relatório recebido pelo programa. “Quando recebemos o primeiro, conversamos com a equipe e vimos o que poderia ser mudado. Acredito que melhoramos em muitas coisas e podemos melhorar em outras”, finaliza.
Guia de Oportunidades
Com base nos relatórios gerados durantes os anos de 2009, 2010 e 2011, e na Pesquisa de Oportunidades e Carências, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo pretende em 2012 montar um Guia de Oportunidades, identificando os hábitos de compras, as carências comerciais e os perfis de negócio de cinco bairros de São José dos Pinhais. “Nosso objetivo é auxiliar o futuro empreendedor a definir a sua ideia de negócio, mostrando a ele o real potencial de oportunidades”, explica José Roberto.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário