Publicidade

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comunidade prestigia em peso formatura das Mulheres da Paz e Mediadoras de Conflito de SJP

Formatura das Mulheres da Paz e Mediadoras de Conflitos dos projetos Pronasci, desenvolvidos pelo município de SJP e Ministério da Justiça

Familiares, amigos, lideranças comunitárias, vereadores, Conselhos Comunitários de Segurança, secretários municipais, representantes do Ministério da Justiça e admiradores do trabalho que as Mulheres da Paz desenvolvem em São José dos Pinhais prestigiaram na noite de sábado (28) a solenidade de formatura e do lançamento de um livro elaborado por elas.

A Prefeitura também apresentou um guia de serviços produzido pelo município, a ser utilizado pelas mulheres como instrumento de trabalho. O guia contém uma relação dos equipamentos e serviços públicos ofertados à comunidade e suas finalidades.

A formatura aconteceu na Academia Policial do Guatupê, após o cumprimento das 240 horas de formação continuada, resultado da parceria entre o Município e o Governo Federal através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Durante o curso, as mulheres foram capacitadas em temas como Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Direito do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, mediação de conflitos, lideranças e movimentos sociais, relações interpessoais e subjetividades, sensibilidade e novos olhares, planejamento estratégico e participativo, relações de gênero e raça, polícia e comunidade, mediação e resolução pacífica de conflitos, família saúde e sexualidade, DST/AIDS, família, saúde e drogas, além de outros temas contemporâneos. Tudo dentro do método “Paulo Freire” de Educação.

Durante a formatura, foi lançado o livro A Voz e a Vez da Paz, contendo cartas escritas pelas próprias mulheres, que agem como agentes da paz em suas comunidades, acolhendo e encaminhando jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social para que tenham oportunidade de estudar, trabalhar e se afastar das drogas.

Para essas mulheres, que têm suas próprias trajetórias e história de vida a partilhar com quem precisa de referência, o convencimento se faz pelo exemplo. Elas se dedicam a previnir, a combater a violência e para isso se aproximam das famílias e dos jovens, ouvindo os relatos, orientando sobre os serviços que o município oferece e encaminhando e acompanhando-os para outros projetos sociais que tratam especificamente sobre políticas públicas de ressocialização e valorização dos jovens, a exemplo do Programa de Proteção ao Jovem em Situação de Vulnerabilidade (Protejo) e outros ligados ao esporte e cultura.

Convidado a ser padrinho de formatura das Mulheres da Paz, o secretário municipal de Segurança Marcelo Jugend disse em seu discurso que a segurança pública vai deixar de ser um problema tão grande como é hoje quando as injustiças deixarem de ser tão grandes. “Isso ocorrerá quando os injustiçados se levantarem, como estamos vendo aqui hoje, pessoas se mobilizando e dizendo: basta! Nós não queremos mais que seja assim. É assim, lentamente, que essas pessoas vão mudando o mundo, como já estão fazendo as nossas Mulheres da Paz de São José dos Pinhais”, acentua.

Marcelo Jugend acrescenta ainda que muitas pessoas que nascem em famílias com maiores dificuldades financeiras e sociais já nascem acreditando que não são merecedoras de oportunidades. “Eu tenho dito aos participantes de nossos projetos, tanto às Mulheres da Paz, como aos jovens do Protejo: Não permitam que isso aconteça! Vocês têm o mesmo direito de ter acesso a todos os bens que existam. E através das nossas Mulheres da Paz já sentimos isso acontecendo. Pessoas resgatando a auto-estima, se sentindo mais dignas a partir da consciência criada e plantando o futuro”, pontua o secretário.

Comunidade participa em peso da cerimônia de formatura das mulheres. 520 pessoas da comunidade do Território de Paz estão envolvidas e mobilizadas

A gestora do projeto Mulheres da Paz de SJP, Cleusa Maria Lima disse que ainda não foram resolvidos todos os problemas de Segurança no município. Mas que o fato de pessoas tão dedicadas em buscar soluções como as Mulheres da Paz estarem hoje preparadas e atuantes, aponta para melhorias que já são sentidas nas comunidades. “Começamos o projeto lendo o livro 100 Mulheres que Mudaram a História do Mundo, de Gail Meyer Rolka. E hoje lançamos o livro das nossas mulheres. Acreditamos muito que em São José dos Pinhais as mulheres também irão mudar a realidade”, disse a gestora.

“Agradecemos ao prefeito Ivan e ao secretário de Segurança Marcelo Jugend, por terem abraçado com tanta garra este projeto, assim como à comunidade que nos acolheu tanto, que até mesmo quando não tínhamos com quem deixar as crianças, as pessoas nos apoiaram e cuidaram para nós, tudo no sentido de fazer com que o projeto desse certo”, lembra a Mulher da Paz Marinalva Pereira, uma das oradoras da noite festiva.

Já Lucia Flores, que representou as 43 colegas formandas, fez um discurso também de agradecimento ao prefeito Ivan e secretário Marcelo, mas principalmente, contextualizando sobre os motivos que fazem com que a atuação das Mulheres da Paz tenha se tornado fundamental nas comunidades dos Territórios de Cidadania do Pronasci.


Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário