Publicidade

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mapeamento ajudará a desenvolver área rural de São José dos Pinhais


Secretaria de Agricultura apresenta mapeamento da área rural de SJP, durante reunião do GGI.

A Prefeitura de São José dos Pinhais mapeou toda a área rural do município e usará os dados coletados para auxiliar de diversas formas os produtores e a população destas regiões. 

O diagnóstico da área rural, apresentado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento durante a reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada (GGI), abrange 81,7% da área total de São José dos Pinhais, ocupado por cerca de 35 colônias rurais. O mapeamento ajudará a controlar a produção agrícola e o alcance dos programas aplicados pela Prefeitura junto aos agricultores familiares. 

Outras informações peculiares de cada colônia e propriedade rural serão acrescentadas no diagnóstico que resultou no mapa apresentado. Informações que serão usadas inclusive para facilitar a intermediação entre oferta e procura de produtos agrícolas cultivados no município.

O GGI também recebeu pedido de encaminhamento, dos Conselhos Comunitários de Segurança da área Rural, sobre formas de cobrar das operadoras a melhoria do sinal de telefonia celular na área rural da cidade. 

O secretário municipal de Defesa Social de Fazenda Rio Grande, Glauber Antônio Brochado, aproveitou a reunião para extrair exemplos para implantação do GGI em seu município, que recentemente teve a liberação do convênio junto ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). “Fiquei positivamente impressionado com a dinâmica do GGI de São José dos Pinhais. Vejo que é um bom exemplo para nós que estamos iniciando esse modelo de gestão”, comentou o secretário.

Ainda no encontro de ontem, o Grupo de Trabalho (GT) da Saúde apresentou um projeto para sistematizar as políticas antidrogas no município, e a Secretaria de Municipal de Assistência Social (Semas), apresentou, através do GT da Rede de Proteção, um cronograma de atividades que o município está desenvolvendo permanentemente para sensibilizar a rede de proteção municipal. Também foram encaminhados debates sobre meios de coibir a comercialização fraudulenta de loteamentos irregulares ou em áreas de preservação ambiental do município.

Das reuniões do GGI, que é de responsabilidade da secretaria de Segurança, também são convidados a participar e são representados, o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Ministério da Justiça, a Casa de Custódia de São José dos Pinhais, o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, a Secretaria de Segurança do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil, e os Conselhos Municipais de Segurança, além das 19 secretarias municipais da prefeitura.

A próxima reunião do GGI, que já está instalado em sua sede oficial, será no dia 30 de maio.

Foto: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário